TJAP encerra Campanha Novembro Azul com serviços de autocuidado em Santana

O Tribunal de Justiça do Amapá, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), promoveu, nesta terça-feira (25), ação de bem-estar no Fórum da Comarca de Santana.

A iniciativa teve como objetivo orientar e proporcionar encaminhamentos para prevenção, conscientização e combate ao câncer de próstata. 

A atividade finalizou a programação da Campanha Novembro Azul do Poder Judiciário, cujo tema deste ano foi: “Novembro Azul: Justiça que Valoriza a Saúde do Homem”. 

Com o apoio da Coordenadoria de Gestão e Avaliação por Competências, do Setor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)/Seção de Atendimento Médico e da Secretaria Municipal de Saúde de Santana, durante a manhã, foram ofertados serviços de consulta médica, testes rápidos, exames referentes ao Antígeno Prostático Específico (PSA) e serviços de massoterapia. 

A psicóloga e coordenadora de Gestão e Avaliação por Competências do TJAP, Lorena Monteiro, reforçou o compromisso do Poder Judiciário na promoção de práticas organizacionais saudáveis, em especial para saúde do homem: 

“A gente precisa fazer esse reforço, trazer esse apoio para que possamos reforçar a nossa qualidade de vida”, enfatizou a psicóloga. 

O enfermeiro e especialista em Saúde Pública e Saúde da Família do Estado, Roosevelt Pureza, ressaltou que a ação foi um momento para os homens lembrarem que o autocuidado deve ser realizado todos os dias: 

“Neste mês alusivo, lembramos aos homens de Santana e de todo o estado a fazerem as aferições, exames de rotina, medir a glicemia, fazer o hemograma, dosagem de colesterol, sair do sedentarismo, incluírem no seu dia a dia atividade física, melhorar a qualidade da sua alimentação, assim como várias formas de prevenção a doenças”, pontuou Roosevelt. 

A programação contempla as diretrizes de bem-estar, proteção de saúde masculina e promoção de práticas organizacionais saudáveis, conforme a resolução Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 207/2015, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. 

Mais sobre o câncer de próstata 
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele). 

Considerado um câncer da terceira idade, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, e é a segunda causa de morte por câncer entre esse público. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda ações e mudanças de hábitos que ajudam a reduzir os fatores de risco, como controle do tabaco, prevenção ao uso do álcool, prática de atividade física, alimentação saudável, e o combate ao sedentarismo e à obesidade.

Comentários