Principal mantenedora das festividades dedicada à Nossa Senhora da Piedade, numa das comunidades quilombolas mais tradicionais do Amapá, a União Folclórica do Igarapé do Lago (UFIL) já é referência estadual quando se trata de história e tradições.
Além da entidade, agora é a vez das Festividades de Nossa Senhora da Piedade que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amapá, uma iniciativa tomada pelo deputado estadual Jesus Pontes, que esteve presente neste sábado, 5, na comunidade do Igarapé do Lago e comentou sobre o compromisso tomado em reconhecer a entidade e o evento diante de suas grandes ações.
“O Amapá é rico em história e produções culturais, principalmente suas comunidades mais pioneiras. E como o Igarapé do Lago tem muito a nos ensinar, a UFIL vem mostrando tudo isso numa festividade tão organizada e emocionante como essa. E acreditamos que esse reconhecimento apenas fortalecerá a força de vontade que eles tem em manter essas raízes”, explicou Pontes.
O deputado reconheceu a participação do prefeito de Santana Bala Rocha no evento, que não mediu esforços em apoiar as comunidades quilombolas, buscando atender suas necessidades específicas e garantir seus direitos.
“Prefeito Bala sempre foi um grande parceiro e não desiste quando se trata de apoiar qualquer atividade cultural, principalmente de comunidades tradicionais. E com nosso apoio pode contar sempre”, garante o deputado.
A presidente em exercício da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult) Aliany Guedes falou do compromisso da instituição em apoiar evento desse tipo.
“A Festa de Nossa Senhora da Piedade, no Igarapé do Lago, é uma das expressões mais fortes da fé, da cultura e da memória do nosso povo. Como presidente da Fundação de Cultura, reforço nosso compromisso em valorizar e apoiar manifestações que mantêm vivas as nossas tradições. Viva a cultura popular, viva o povo quilombola, viva a Festa da Piedade!”, exaltou Guedes.
Comentários
Postar um comentário