Fiscalização apreende 25 balanças de precisão em feiras e supermercados de Macapá e Santana

Nesta quarta-feira, 27, o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) apreendeu 25 balanças de precisão durante a operação “Semana Santa”, que fiscalizou, durante três dias, os equipamentos utilizados para pesagem de produtos como peixe, legumes e verduras em feiras e supermercados de Macapá e Santana. 

As apreensões ocorreram porque os objetos não atendiam às especificações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação foi realizada em conjunto com junto com o Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP), fiscalizou feiras e supermercados. 

Durante a ação, foram fiscalizadas as formas de pagamento, tabela de preços e o acesso visível ao Código do Consumidor. Um dos supermercados visitados foi notificado por constatação de produtos vencidos. 

Além da fiscalização, a operação orientou cerca de 23 empreendedores quanto a precificação dos produtos e o modelo adequado de balanças. A balança doméstica não é autorizada na pesagem de produtos para comercialização. 

“Orientamos os consumidores a sempre verificar se a balança possui o selo, marcas e credenciamento do Inmetro. Caso não, eles devem denunciar aos canais de atendimento dos órgãos de fiscalização para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, explica o gerente de Metrologia Legal do Ipem, Dozinete Vaz. 

Em uma das feiras visitadas, o vendedor de frutas e legumes Cleimar dos Santos, recebeu orientações que vão assegurar a venda segura dos seus produtos durante o fluxo intenso dos consumidores. 

“Achei muito importante essa ação, foi passada a orientação quanto às formas de pagamento, manuseio adequado dos produtos que vendemos na feira e como nos preparar para essa semana que aumenta bastante a procura”, comenta o feirante. 

Para o diretor-presidente do Procon-AP, Matheus Costa, o trabalho realizado na operação visa preparar os trabalhadores, assegurando que estejam devidamente orientados sobre as normas e regulamentos, garantindo um abastecimento seguro e satisfatório para todos. 

“Com o aumento da demanda nas feiras durante a Semana Santa em busca desses produtos, principalmente do peixe, a iniciativa busca garantir a confiança dos consumidores durante o período de alta demanda por alimentos específicos, promovendo um comércio mais justo e transparente”, reforça Costa.

Comentários