Livro destaca os principais fatos de Santana nos últimos 30 anos

Um trabalho de cerca de quase dois anos de pesquisa, para um resultado documentado da história recente do município de Santana. Assim estão os importantes momentos contados no livro ‘Santana: 30 Anos de Acontecimentos’, do comunicador Emanoel Jordanio, que será lançado na próxima sexta-feira (dia 28 de junho), no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade. 

O autor, que se considera ‘amapaense de coração’, pretende, com o livro de mais de 260 páginas, deixar para os pesquisadores e estudantes uma fonte que mereceu um trabalho detalhado e esclarecedor. 

O desmonte da ICOMI é citado no livro
A descrição de grandes acontecimentos de forma exaustiva, como os dois desabamentos da estrutura portuária em Santana (em 1993 e 2013), na qual resultaram em mortes e desaparecimentos nunca explicados, são alguns dos registros vistos no trabalho. 

No âmbito policial, os assassinatos e mortes que repercutiram e marcaram a história da cidade entre 1987 e 2017, não ficaram de fora da obra, que também detalha alguns momentos históricos sobre o processo de emancipação e autonomia política de Santana. 

O autor destaca a importância de levar às novas gerações os registros dos principais acontecimentos, no sentido de contribuir para engrandecer a cidade. 

“Vivemos em uma cidade construída por centenas de pessoas que testemunharam e vivenciaram fatos que muitas gerações apenas escutaram falar de modo aleatório, e nem sequer temos um local que tenha esses registros guardados. O livro nasceu dessa vontade de repassar um pouco desses principais fatos históricos”, afirma o autor. 

Todas as gestões municipais são descritas na obra
Resgatar essas passagens históricas, muitas vezes fez o autor procurar em acervos localizados até fora do Estado do Amapá, onde registros e documentos se mostram está mais organizados por instituições que se preocupam com a historiografia regional. 

“Órgãos como o Arquivo Público do Pará e a Biblioteca Nacional foram imprescindíveis, pois, neles guardam intensas informações e registros sobre a nossa história. Neles que fui encontrar uma vasta coleção de jornais e outras fontes que puderam enriquecer essa obra”, disse. 

O livro, segundo ele, traz os principais apanhados históricos da cidade, de forma cronológica, desde o ano de criação oficial do município de Santana (1987) – com fatos que antecipam sua oficialização – até o final do ano de 2017. 

2006: O caso das cobaias humanas, em Santana
“São fatos da área política, social, econômica, religiosa, até do cotidiano que foram considerados marcantes na nossa cidade. Todo esse apanhado foram surgindo através de outros fatos históricos que estavam sendo levantados durante a pesquisa”, detalhou. 

Além das informações históricas publicadas, o livro também traz o registro das oito (08) legislaturas municipais de Santana, mostrando os nomes vereadores e prefeitos em cada legislatura a partir de 1989. 

“Essa obra não será apenas um livro de conteúdo histórico passageiro, mas também se tornará uma referência para aquelas gerações que jamais esqueceram momentos que poucos viveram para contar”, conceituou Jordânio. 

Alguns fatos do Livro 
Entre os mais de 1.100 registros catalogados na obra que será lançada, estão a inauguração da fábrica da Amcel (em 1992), o processo de desmonte da ICOMI (em 1997) no Amapá, assim como sua transferência para grupos internacionais (2003 a 2008), a instalação da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (em 1993). 

A polêmica pesquisa envolvendo cobaia humanas na região do Pirativa (em 2005) e o marcante episódio de um prefeito rasgando um documento em evento público (em 2011) também estão inclusos, nas quase 260 páginas do livro. 

Mais de 70% das páginas estão com fotografias historicamente coloridas (contendo legendas), com transcrição para o livro. O lançamento será aberto ao público, com a presença de autoridades políticas, civis, pioneiros e entusiastas da historiografia amapaense. 

Mais informações 
Livro ‘Santana: 30 anos de acontecimentos’ 

Autor: Emanoel Jordanio 

Lançamento: Plenário Câmara de Vereadores de Santana 

Às 18h, dia 28 de junho de 2019.

Comentários

Postar um comentário