Em congresso nacional, alunos de Santana apresentam trabalhos ligados a temas socioeconômicos e regionais do AP

Um grupo de alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap), do Campus Santana, estão participando desde esta terça-feira (27/11) da 12ª edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), promovido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o IF-Sertão. O evento segue até sexta-feira (30/11), no Centro de Convenções de Recife (PE). 

A 12ª edição do Connepi conta com 1.826 artigos apresentados em sua programação. Serão 1.440 apresentações de pôsteres e 386 apresentados em sessões orais. 

Esta edição do evento tem como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”, buscando fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social e econômico do país e o caráter estratégico da ampliação dos investimentos na ciência e desenvolvimento tecnológico. 

Conforme a Reitora do Ifap, Marialva Ramalho, mesmo com os cortes na área da educação, foi possível que estudantes do instituto pudessem participar da edição deste ano do evento nacional, levando na bagagem mais de 30 trabalhos. 

“O planejamento bem estruturado que prioriza a essência do que é nossa Instituição. Os servidores e alunos fazendo do seu agir no Ifap o melhor do que há em pesquisa e extensão e inovação. O Ifap está mudando vidas através da Educação no Estado do Amapá”, concluiu Ramalho. 

Abaixo a lista dos trabalhos que serão apresentados pelos alunos e professores do Campus IFAP/Santana: 

- Gênero e sexualidade na escola: Um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá – Campus Santana.
No Grupo: Rafaelle Dayanne Dias Barros; Luiz Eduardo Queiroz da Silva; Marcos Vinicius da Costa Cruz; Alexsandra Cristina Chaves. 

- Análise da eficiência de instrumentos avaliativos utilizados em componente básica: Um estudo de caso no Instituto Federal do Amapá 
No Grupo: Ana Karolina Lima Pedrada ; Tiago Idelfonso e Silva Pedrada. 

- A comercialização de fitoterápicos derivados da andiroba nas principais cidades do Amapá: um potencial amazônico. 
No Grupo: Romaro Antônio Silva; Bianca Franco Bentes; Paulo Rafael Santos Silva; Kamila da Silva Maciel; Karen Christine dos Reis Fernandes; Felipe Castro da Silva. 

- Perfil dos pontos comercias (batedeiras) de açaí no município de Santana, estado do Amapá. 
No Grupo: Richard Silva de Souza; Hanna Patrícia da Silva Bezerra; Ana Clara Maciel Coutinho 

- Identificação do perfil do consumidor orgânico: uma abordagem na feira do produtor do Buritizal de Macapá, AP. 
No Grupo: Ana Karolina Lima Pedrada; Tiago Idelfonso e Silva Pedrada 

- Energia Eólica: Construção de um protótipo de aerogerador como fonte de energia alternativa e renovável. No Grupo: Hanna Patrícia; Dimitri Alli; Elenilda de Souza; Juliane Silva. 

- A Etnomatemática em comunidades remanescentes de quilombos no Amapá: o açaí como protagonista da agricultura familiar: Romaro Silva

Comentários