Desempenho no Enem coloca Barroso Tostes como a melhor escola do Ensino Médio da rede estadual

Barroso Tostes: melhor escola do Enem no AP
A Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, em Santana, apresentou o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (Enem) entre as escolas da rede estadual de ensino do Amapá. 

A instituição teve média de 504,04 pontos nas provas objetivas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) e 581,24 pontos na redação, figurando, ainda, como 14º melhor desempenho em nível de Estado. Os dados foram obtidos através de levantamento das médias do Enem 2017 organizados pela Folha de São Paulo. 

As escolas Tiradentes e Alexandre Vaz Tavares, segundo e terceiro lugares, respectivamente, completam o ranking da rede estadual. A média de pontos apresentada pela Tiradentes nas provas objetivas foi de 498,19, e 569,97 na redação. A Alexandre Vaz Tavares obteve média de 495,02 nas objetivas, e 573,1 na redação. As três escolas repetem o bom desempenho do Enem 2016. Naquele ano, também figuraram em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. 

Escola Tiradentes ficou em lugar no Enem
“Nos últimos sete anos a Escola Barroso Tostes tem se mantido nos primeiros lugares do Exame Nacional do Ensino Médio em comparação com as demais escolas do Amapá. Em 2017 não foi diferente. Esse resultado é a soma de esforços e trabalho de uma equipe coesa que sempre visa o melhor aprendizado para os nossos alunos”, comemorou a diretora Eliane Cristina Lopes. 

Além das três escolas melhor colocadas, os colégios Gabriel de Almeida Café, Colégio Amapaense (de Tempo Integral), Antônio Messias, Augusto Antunes (Santana – de Tempo Integral), Augusto dos Anjos, José Firmo do Nascimento (de Tempo Integral) e Antônio Cordeiro Pontes completam o top 10 da rede estadual. 

Evolução nos resultados 
A Escola Antônio Messias aparece com resultado expressivo no Exame de 2017. Localizada no bairro Zerão, zona sul de Macapá, o estabelecimento saiu da 50ª posição no ranking estadual no Enem 2016, para o 6º lugar nas provas do exame de 2017. O colégio passou a ser de Gestão Compartilhada entre Secretaria de Educação e a Polícia Militar, em 2017. 

“Considero isso o resultado de um trabalho fundamentado, principalmente na forte parceria com nossos professores que abraçaram a proposta metodológica do projeto e ao esforço e dedicação de nossos formandos de 2017. Tudo que fazemos é voltado para que nosso aluno fortaleça sua autoestima e saiba que pode conquistar tudo que ele se propuser a conquistar”, destacou a diretora Sara Sousa. 

Resultados significativos também são vistos nas escolas General Azevedo Costa, que passou da 35ª posição para a 11ª em 2017; na Mário Quirino da Silva, que saiu da 57ª para 12ª posição; e Silvio Elito Santos, em Calçoene, que teve o 20º melhor desempenho em 2017, quando em 2016 ocupava o 61º lugar. 

Ao longo dos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio vem representando importante indicador para o trabalho da Secretaria de Educação, resultado dos esforços para oferecer infraestrutura e professores qualificados, além de desenvolver e agregar processos pedagógicos e metodologias de ensino que realmente contribuam para o crescimento técnico e pessoal de cada aluno. 

“As escolas de Ensino Médio incluem em seus projetos pedagógicos as matrizes de referência do Enem, além de iniciativas e atividades extracurriculares que reforçam o ensino voltado para que os estudantes tenham um bom desempenho no exame”, reforçou a coordenadora do Núcleo de Ensino Médio da Seed, Sara Ribeiro. 

Aulão do Enem 
Através do “Projeto Enem 2018: as oportunidades só surgem se você as cria”, a Secretaria de Educação promove revisões gratuitas aos sábados, a cada 15 dias, sobre conteúdos das quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza, matemática, ciências humanas, linguagens e códigos. Um total de 20 professores da rede estadual integram o projeto. Eles são de todas as áreas de conhecimento exigidas pelo Enem. 

As aulas acontecem em quatro polos onde o projeto funciona: Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepajob), Centro de Mobilização Social Projeto Minha Gente, Centro Cultural Franco Amapaense e na Escola Gabriel de Almeida Café. No próximo dia 18 de agosto terá a primeira revisão após o retorno das aulas do segundo semestre. 

No polo Gabriel Café há aulas do eixo ciências da natureza (química, física e biologia); Projeto Minha Gente com aulas de matemática; no Cepajob as aulas são do eixo ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia); e no Centro Franco Amapaense, do eixo linguagens e códigos (literatura, língua portuguesa, redação e artes). As aulas iniciam às 14h. 

Sobre o Enem 2018 
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Amapá conta com 40.621 inscritos para realizar as provas da edição 2018 do Enem. As provas acontecerão em dois domingos, dias 4 e 11 de novembro. 

No primeiro domingo, os estudantes terão que responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e redigir uma redação. No segundo domingo, dia 11, serão 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática. 

O horário das provas inicia às 13h30 com o fechamento dos portões dos locais de avaliação às 13h. A divulgação dos gabaritos oficiais deve ser feita no dia 14 de novembro, e os resultados divulgados no dia 17 de janeiro de 2019. 

Postado no Diário do Amapá

Comentários