Prefeitos debatem a sustentabilidade para os municípios do interior do Amapá

Prefeitos amapaenses reunidos com a UBAM
A União Brasileira de Municípios (UBAM) e a Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap) realizaram na última sexta-feira (23/02), na Sede da Ameap, reunião com os prefeitos dos Amapá, com o objetivo de apresentar um plano de ação conjunta que visa o desenvolvimento sustentável e social das cidades, para elaboração de projetos e alocação de recursos federais. 

A reunião foi coordenada pela presidente Estadual da Ubam, Alandy Cavalcante e pelo prefeito de Santana, Ofirney Sadala, presidente da Ameap. 

Participaram do evento toda equipe técnica das duas entidades, bem como os prefeitos: Carlos Sampaio (Amapá), Divino Rocha (Ferreira Gomes), Elson Belo (Serra do Navio), Belize Ramos (Pracuuba), Ofirney Sadala (Santana) e secretários dos municípios de Porto Grande e Vitória do Jarí. 

A presidente da Ubam, Alandy Cavalcante, fez importante exposição sobre o histórico de todo o trabalho realizado pela entidade que preside no Estado do Amapá e coordena em toda Região Norte. 

Segundo ela, a Ubam é uma associação municipalista com mais de 10 anos de atuação em todo país, e tem se destacado por sua presença constante no congresso nacional, onde luta pela reformulação do pacto federativo e por inúmeras propostas que apresentou naquela casa legislativa, com o intuito de salvar economicamente as prefeituras brasileiras do caos social e econômico, desde o início da crise econômica em 2008, mantendo parceria de apoio à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com as Federações Estaduais. 

Sustentabilidade 
Ela destacou a atuação da Ameap, que tem lutado pelo desenvolvimento e crescimento sustentável dos municípios amapaenses, com o trabalho incansável do presidente da entidade, Prefeito Ofirney Sadala. 

Ela garantiu o apoio ao trabalho da Ameap no Estado, e apresentou as ações do Instituto Ubam, que está sendo instalado em Macapá, o qual será um divisor de águas em todo sistema de ensino técnico e superior, bem como de capacitação de gestores e servidores públicos municipais e estaduais. 

O prefeito de Serra do Navio, Elson Belo, que foi o primeiro gestor que assinou a filiação com a Ubam, elogiou o trabalho e as propostas da entidade, relacionadas com a parceria público-privada, para elaboração de projetos e para conseguir a liberação de recursos do governo federal, já que os municípios amapaenses precisam de investimentos nas áreas da saúde, educação e bem estar social.

Já o presidente da Ameap, prefeito Ofirney Sadala, falou da experiência na gestão do Município de Santana e ofereceu todo apoio necessário à Ubam para suas importantes ações, na direção do desenvolvimento dos municípios amapaenses. Ele defendeu a parceria entre as duas entidades.

Comentários