Novos ônibus da linha Macapá/Santana podem levar mais de 130 passageiros por viagem

A empresa de ônibus Sião Thur, que responde pela concessão dos serviços de transportes intermunicipais entre as duas maiores cidades amapaenses, reforçou a linha de modo bem articulado. 

Foram colocados dois ônibus do tipo “sanfonado” – ou também chamados de “minhocão” – para atender a grande demanda de usuários que utilizam diariamente a linha. 

Os novos coletivos, que são do sistema BRT (Bus Rapid Transit), são composto de dois vagões unidos por um sistema de articulação, que é normalmente coberto externamente por uma cortina sanfonada dobrável. 

Esse tipo de mecanismo permite um comprimento legalmente superior ao de um ônibus simples, o que aumenta a capacidade de transporte de passageiros, reduzindo assim, o custo de manutenção por passageiro. 

Contando com um comprimento que ultrapassa os 20 metros, os ônibus articulados tem a capacidade de transportar um número relativo de passageiros (dependendo do modelo), mas em média, de 120 até 150 passageiros, sendo 60 sentados e 70 em pé. 

Os novos “sanfonados” da linha Macapá/Santana entraram em circulação no início da semana, buscando assegurar mais agilidade e conforto aos mais de 10 mil usuários que utilizam o itinerário todos os dias. 

“Pode não mudar muito em termos pontualidade, mas garante uma certa rapidez quando chegamos a algum compromisso”, disse o vendedor Luis Cláudio, que reside no bairro Fonte Nova, e aprovou os novos modelos de ônibus. 

Vale ressaltar que os novos coletivos apenas circulam nos horários de pico, entre as 7h da manhã e as 19h.

Comentários