Questões racistas: Tema será debatido na Câmara de Vereadores de Santana

Estudante Raimundo Coiê estará presente
Um dos assuntos mais discutidos e comentados pelas redes sociais nas últimas 48hs pelos quatro cantos do Estado do Amapá trata de um ato negligente de injúria racial ocorrida com um estudante secundarista do município de Santana. 

O jovem Raimundo Pereira Lemos Coiê, de 17 anos, foi o centro de uma atitude inesperada de um colega (da mesma escola) que publicou uma foto sua nas redes sociais, incentivando os internautas a fazerem comentários pejorativos e até cômicos sob tal imagem. 

O caso teve grande repercussão – principalmente no último domingo (23/04), que foi quando o estudante manifestou pelas redes sociais sua indignação pela publicação, o que gerou milhares de comentários e compartilhamentos virtuais. 

O fato já vem sendo acompanhado pela direção da escola onde os dois jovens estudam, como também pela Delegacia da Criança e do Adolescente (onde a família de Raimundo Coiê registrou um boletim de ocorrência no último domingo). 

Debate
Para tratar abertamente sobre esse assunto relacionado ao preconceito e a discriminação racial no âmbito social que a Câmara de Vereadores de Santana agendou o plenário daquela Casa de Leis para discutir o referido tema.

Serão colocados em evidências inúmeros elementos ligados à questão racial, entre eles, o caso do estudante Raimundo Coiê, que esteve na manhã desta segunda-feira (24) visitando o gabinete do vereador Dr.º Fabiano, confirmando sua presença durante a sessão. 

Acompanhado de parentes, o estudante comentou ter se surpreendido com a situação constrangedora em que foi colocado, mas que não guarda ressentimento do responsável pelo ato. 

“Sempre fui bem visto e respeitado pelos colegas de escola e devemos manter esse respeito entre nós”, disse. 

Uma Moção de Repúdio, de autoria do vereador Dr.º Fabiano, foi publicada pelo Legislativo de Santana, manifestando seu apoio ao estudante. 

“Reafirmamos nosso total apoio e compromisso com a vida e a liberdade de ser de cada um , defendendo a convivência democrática entre todos cidadãos”, descreve em um trecho da Nota. 

O debate sobre questões raciais acontecerá nesta terça-feira (25/04), na Câmara de Vereadores de Santana, a partir das 19h.

Comentários