Com reconhecimentos e emoções, PMAP entrega nova Unidade Policial na Ilha de Santana

Família de homenageado esteve na inauguração
Nem mesmo com a leve chuva que caía sobre alguns bairros do município de Santana, impediu que diversas autoridades, entre elas, pessoas da área política e comunitária, estivessem presentes no distrito da Ilha de Santana, situada a poucos metros da sede portuária. 

A ocasião era excepcional por dois grandes motivos: além de estarem entregando a antiga Unidade Policiamento da Polícia Militar naquela localidade – agora totalmente reformada e mobiliada –, foram agraciados e condecorados diversos militares que estiveram (e ainda estão) prestando relevantes serviços às forças da PM no Amapá. 

Para os moradores que residem na Ilha, a reconstrução da antiga Unidade (existente há mais de duas décadas) não apenas garante a presença constante do policiamento na região, como também ameniza consideravelmente a criminalidade local. 

“Mesmo com as dificuldades que enfrentam, como a falta de mais pessoal, eles não medem tempo e nem esforço para atender a qualquer chamado”, reconhece o autônomo Mário Sérgio, morador da região, que esteve presente durante a cerimônia. 

Homenagens
Na ocasião, o Comando Geral da Polícia Militar citou sobre o incansável trabalho executado por pioneiros da guarnição amapaense, onde posteriormente entregou um certificado de mérito a diversos militares que, pelos relevantes serviços prestados através da PM do Amapá e à sociedade, demonstraram (e ainda demonstram) uma importante contribuição pública. 

Méritos: Diversos militares receberam Certificados
Entre esses militares homenageados estava o Tenente Herinaldo Nascimento da Silva, um dos mais antigos e conceituados policiais do Batalhão de Santana, tendo quase 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Amapá, sendo um dos inúmeros agentes da segurança pública apontados como referência pela sociedade. 

“É gratificante ver o meu trabalho sendo reconhecido. Todo o esforço que fiz para fazer sempre bem feito o meu trabalho, minha missão. São 27 anos somente de Polícia Militar”, declarou Herinaldo. 

Outro militar que também foi condecorado com Certificado de Reconhecimento foi o Tenente Ronildo dos Santos Nobre, um renomado desportista que leva amparo e assistencialismo social através de um clube de judô, mantido por ele mesmo. 

Familiares do homenageado descerram a fita
“Estou feliz com o reconhecimento, amo minha instituição, orgulho da minha farda, cumpri minha missão, que Deus continue abençoando nossos valorosos policiais”, descreveu Ronildo, nas redes sociais. 

Nova Base
Um momento bastante esperado pelos presentes foi a entrega da nova sede policial da Ilha, agora denominada de Unidade “SD Jefferson Luiz e Silva da Cunha”, homenageando um dos policiais militares envolvidos na reconstrução da nova Unidade. 

Com a presença dos familiares, a emoção tomou conta durante o discurso proferido por uma das irmãs do saudoso policial, em razão da esposa do homenageado não está em condições emocionais para discursá-lo

“Gostaria muito que ele estivesse aqui para ver este momento, para saber que sua vida aqui não passou em vão, que ele registrou seu nome na história do nosso município, que ele foi um vencedor. (...) Sei que um ‘Muito Obrigado’ não é suficiente para agradecer a cada um de vocês, que no momento mais difícil da minha vida estenderam a mão-amiga e me ofereceram amparo”, disse emocionada Gláuria Cunha, irmã do militar homenageado, em um dos trechos descritos no discurso. 

Diene Rodrigues, esposa do homenageado
Em suas palavras, o Comandante Geral da PM/AP Coronel Rodolfo Pereira reconheceu a importância profissional e pessoal do homenageado. 

“Até pouco tempo, tinha pouco conhecimento de quem era esse soldado, mas após o triste falecimento dele, não imaginei o tamanho da popularidade e do respeito que ele havia construído dentro de Santana, e muitos foram os argumentos positivos que chegaram até a minha pessoa sobre ele, como um grande guerreiro, um batalhador, um exemplo para tantos”, detalhou o Comandante Geral. 

Além do Certificado de Menção e Congratulação destinada ao soldado homenageado, os familiares do conhecido SD J. Cunha participaram do descerramento da fita inaugural da nova Unidade da Polícia Militar, já considerada pela corporação como um exemplo de obra coletiva, erguida pela força de vontade de um grupo de militares preocupados com a segurança e o bem-estar de uma localidade rural, e apoiados por uma instituição focada numa única missão de servir e proteger a sociedade amapaense, assim denominada Polícia Militar do Amapá.

Comentários