Grandes homenagens marcam despedida ao Dr.º Fábio Santos

Autoridades presentes na despedida ao vereador
Em sessão histórica, realizada na manhã desta quarta-feira (07), no plenário da Câmara de Vereadores de Santana, dezenas de pessoas – entre autoridades políticas e religiosas – estiveram acompanhando o velório do vereador Fábio Santos (também presidente daquela Casa de Leis), que faleceu na madrugada de ontem (06), vítima de câncer. 

Apesar da ausência de um vereador (Robson Coutinho, que encontra-se em campanha eleitoral pelo interior do município), esta foi a 1ª vez na história política de Santana que todos os edis se reuniram durante uma sessão de caráter emergencial, com o propósito de prestarem homenagem a um cidadão público. 

“Dr.º Fábio foi uma pessoa além do seu tempo, ele tinha visão de ação e ideias que colocava em prática. Muitas delas nasceram em reuniões com a comunidade e até ocasionais na sua casa”, destacou o vereador José Roberto, atual presidente da Câmara de Santana, empossado em agosto passado, após Fábio Santos se afastar definitivamente de suas funções do legislativo santanense. “Sempre tivemos na pessoa do Fábio a imagem de figura idealista e de fortes iniciativas”. 

Outro político que citou palavras sobre o presidente Fábio Santos foi Ronilson Barriga, que esteve acompanhando a saúde do colega nos últimos meses de vida. 

“Só temos que agradecer a Deus por Ele ter nos emprestado o Dr.º Fábio durante 37 anos de sua vida, onde esteve desempenhando um importante papel em prol do povo santanense com projetos e ações positivas. Será praticamente impossível que a história política de Santana consiga esquecer tudo sobre sua atuação à frente de seus dois mandatos como representante legítimo desse povo”, descreveu emocionado Ronilson Barriga. 

Fábio José dos Stos (1979-2016)
Um homem determinado
Na ocasião, Luanny Favacho (esposa de Fábio Santos) lembrou da força humana e emocional que o marido mantinha desde 2007, quando foi diagnosticado com a doença. 

“Mesmo afastado nos últimos 144 dias que esteve hospitalizado, ele se mostrou forte com tudo que vinha lhe incomodando. Ele não fraquejou, e isso nos deixa um exemplo de homem determinado e firme com os desafios”, disse Luanny. 

A esposa ainda descreveu sobre as barreiras sociais que enfrentou, sem nunca abandonar o marido no momento que mais precisava. 

“Antes de nos casarmos, descobrimos sobre o câncer e assim mesmo decidi que iria construir uma família ao seu lado, mostrando pra tudo e pra todos que nada impede um verdadeiro amor”, teceu Luanny, que pontuou todos os gestos de homem público e também privado que existia no marido. 

“Ele sempre se mostrou atento aos problemas dos outros que até esquecia que tinha uma vida familiar, mas quando se dedicava nas folgas com sua família, era o melhor homem e o melhor pai”, disse Luanny. 

Luta contra o câncer
Entre outras pessoas que usaram da tribuna da Câmara de Santana para comentar sobre a ocasião foi o padre Paulo Matias, que preside o Instituto Joel Magalhães (Ijoma), entidade não-governamental que desenvolve atividades públicas que buscam prevenir e diagnosticar precocemente o câncer humano. 

Caixão do vereador saindo da Câmara de Santana
“A luta travada por Fábio Santos e a doença foi além do que muitos não teriam capacidade de enfrentar. Ele nos visitou várias vezes, se colocando à disposição do que precisássemos e atendia com seriedade e respeito as nossas necessidades institucionais”, reconheceu o padre Paulo. 

O padre comparou a luta do edil com a transformação biológica de uma borboleta. 

“Sabe aquela mudança repentina em que a lagarta se transforma em borboleta, sentindo toda aquela dor física para depois se tornar um novo ser? É dessa forma que passamos quando deixamos esse Mundo e seguimos para os braços do Pai”, disse o padre, buscando depois confortar os presentes com canções religiosas. 

Carro dos Bombeiros deixando a sede legislativa
Homenagens
Por unanimidade, foi aprovado durante a sessão o Projeto de Lei Municipal 017/2016 que altera o nomenclatura da sede do Legislativo santanense de “Palácio Amazonas” passando agora a se chamar “Palácio Dr.º Fábio José dos Santos”, como homenagem ao edil recém-falecido. 

A sanção se tornou imediata por ocasião de está presente o prefeito de Santana Robson Rocha, que também conviveu ao lado do vereador quando exercia a função legislativa entre 2009-2012. 

“Fábio não era apenas um vereador-colega, era um irmão que podíamos contar pra qualquer situação, e isso deixará uma falta enorme para o povo de Santana”, expressou Robson Rocha. 

O corpo do vereador Fábio Santos seguiu para o Cemitério Municipal de Santana por volta das 09hs da manhã, atendendo a um pedido do próprio vereador que desejava ficar na cidade que um dia lhe acolheu e ajudou no desenvolvimento político e social dela.

Comentários

Postar um comentário