Corpo de Bombeiros vistoria corredor da folia em Santana

Detectado falhas no "Corredor", em Santana
Em vistoria realizada nesta sexta-feira (13/02), o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá detectou problemas na estrutura montada para o carnaval de rua, em Santana, distante 17 quilômetros de Macapá. Pontos de risco nas arquibancadas, camarotes e saídas foram encontrados no corredor da folia no município. Uma nova vistoria será realizada na manhã de sábado (14). 

De acordo com o chefe do centro de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, coronel Ederaldo Azevedo, a parte estrutural ainda não está concluída e parte das arquibancadas feitas em madeira apresenta pregos expostos, representando riscos para os brincantes que vão acompanhar o carnaval. No corredor da folia, segundo o Corpo de Bombeiros, há falhas na estrutura de metal e buraco na via por onde passarão os brincantes. 

“A vistoria ocorreu dentro do previsto, era o que nós esperávamos. Nem toda a parte estrutural está concluída, partes do escoramento e dos camarotes ainda não estão prontas, mas está tudo sob controle. Esperamos que tudo esteja em ordem para a abertura no sábado e por isso às 11h vamos realizar uma vistoria final para confirmar se o espaço será ou não liberado”, disse Azevedo. 

Sambódromo
Em Macapá, a vistoria nesta sexta-feira no sambódromo detectou pequenas falhas na iluminação de emergência dos camarotes. A Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) prometeu correção imediata. Segundo o coronel Azevedo, 95% da estrutura estão aptas para a realização do evento. 

Cel. Ederaldo Azevedo, do Corpo de Bombeiros
Este ano foram realizadas três inspeções no local para garantir a correção de falhas apontadas pelo laudo técnico da corporação. Na primeira inspeção realizada no sambódromo, no dia 19 de janeiro, foram identificadas falhas na estrutura. 

"Emitimos um parecer técnico onde apontamos falhas, como problemas na iluminação de emergência, sinalização de segurança contra incêndio e pânico, nas saídas de emergência e no sistema de extintores e hidrantes", disse o coronel. 

O parecer técnico emitiu orientações sobre o ajuste da iluminação de emergência, sinalização de saídas de emergência, e melhorias nos sistemas de extintores e de hidrantes, para que atuem de forma automática. Na segunda vistoria, realizada na quarta-feira (11), novos ajustes foram solicitados. 

De acordo com o coronel, além de averiguar os aspectos de evacuação do público, a corporação inspecionou os equipamentos de combate e proteção contra incêndios, a estrutura das arquibancadas e camarotes, além das salas em que as equipes de imprensa e técnicos de apoio ficarão instaladas durante o desfile. Ainda nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros concluiria a vistoria no sambódromo, conforme informou.

Comentários