Santana elege 04 Estaduais e 02 Federais

As eleições estaduais que aconteceram neste domingo, 05/10, entraram para a história política do Amapá. Foram mais de 455.368 eleitores distribuídos nos 16 municípios do Estado. 

Dentro de um percentual de mais de 89,56% de votos válidos, houve pelo menos seis (06) nomes que foram eleitos e reeleitos para a Câmara Federal (DF) e para a Assembléia Legislativa do Amapá, que tiveram origem do segundo maior colégio eleitoral: município de Santana. 

Dos parlamentares estaduais veteranos que residem em Santana, três que se reelegeram foram: Charles Marques (PSDC) com 5.704 votos, Mira Rocha (PTB) com 5.674 votos e Roseli Matos (DEM) com 5.480 votos. O novato santanense para aquela Casa de Leis foi Jory Oeiras (PRB) com 5.721 votos. 

Já para a Câmara Federal foram eleitos: a Professora Marcivânia Flexa (PT) com 16.162 votos e Josy Rocha (PTB) com 10.007 votos. 

“Apesar de ter sido uma eleição bastante concorrida, com muitos nomes para serem analisados, ainda houve aqueles eleitores conservadores que preferiram manter seus votos fixos com esses deputados. Isso causa uma grande influência com relação àqueles que tem muitos parentes que ainda estão indecisos na hora de escolher o seu candidato estadual ou federal”, explicou o professor Álvaro Ferreira, que acredita na influência familiar como forma de ter mantido em garantia a vaga desses deputados que conseguiram se reeleger. “Mas é bom esses deputados (tanto estadual como federal) não se confiarem sempre nesses eleitores conservadores, pois, o número de eleitorado tem crescido anualmente de tal forma que essas vagas vão sendo mais disputadas”, alertou o professor.

Comentários