Novas passarelas melhoram qualidade de vida de moradores

Situada às margens do Rio Matapi, no município de Santana, a Ilha do Japim é a mais nova comunidade beneficiada com a construção de passarelas pelo Governo do Estado. Serão 900 metros de pontes em madeira de lei, que, além de melhorar a mobilidade, vão facilitar a vida de quem mora no local. 

A entrega oficial da ordem de serviço, pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), à empresa que vai realizar os serviços aconteceu nesta sexta, 26/09, mas os trabalhos já iniciaram e a população usufrui dos primeiros metros das novas passarelas. 

Com investimentos na ordem de R$ 391 mil, as passarelas mudam a rotina de vida dos moradores, como a do pescador Josias dos Santos, que antes evitava sair de casa devido a ponte ser estreita e balançar muito. "A gente andava e os paus velhos estralavam. Agora não, a gente vê esses esteios mais grossos e tá bem forte e mais larga. Estou até pensando, quando ficar pronta, em dar umas caminhadas no fim da tarde para melhorar a saúde", confessou. 

Como já é padrão na Seinf, as pontes que dão acesso às casas de cada morador também serão feitas. No total, 900 metros de passarelas serão construídos na Ilha do Japim. 

Além melhorar a mobilidade, as passarelas geram empregos aos moradores. É o caso do carpinteiro Josivam Bahia, que trabalha na obra. 

"Acho muito bom esse emprego, porque eu estava desempregado e agora a gente tá ganhando alguma coisa. As passarelas estão ficando boas, da melhor qualidade. O pessoal (moradores) diz que está ficando bom e melhorando muito, até porque estava tudo caindo", afirmou. 

Tudo fica melhor com a construção das novas passarelas, até mesmo as atividades econômicas dos moradores. A vendedora de açaí Maria Nunes afirma que vai ser bem mais fácil o transporte com as sacas da fruta. 

"Antes estava pra cair e ficava difícil pra gente subir, agora não, vai ficar bem melhor. A ponte é mais larga e vai ficar mais seguro também para as crianças subirem na catraia e irem para a escola, tudo vai melhorar, graças a Deus", finalizou.

Comentários