Cooperativa de Taxistas realiza ação na área portuária de Santana

Com o intuito de ajudar ao próximo, fortalecer a solidariedade e instigar o espírito de voluntariado, o Sistema OCB/AP (Ordem das Cooperativas do Brasil, seccional do Amapá), em parceria com a Cooperativa dos Taxistas de Santana (Coopertaxi/STN), realizou na manhã do último sábado (20/09), na área portuária do município, uma ação de conscientização social, denominada de “Dia C”, onde houve a reforma visual (limpeza e pintura) do estacionamento público utilizado pelos taxistas santanenses, assim como a distribuição de mais de 500 sacolas recicláveis para lixo, para uso interno desses táxis. 

O estacionamento, que fica situado em frente da Unidade Básica de Saúde da Área Portuária, serve diariamente para inúmeros taxistas durante o embarque e desembarque de navios de diversos portes, onde necessitam desses serviços de “chofer” para se deslocarem para qualquer parte da área urbana da cidade. 

“Como o local é bastante utilizado por esses taxistas, que diariamente acompanham esse fluxo de entra e sai de pessoas em nossa cidade, através do porto do Grego, esse trecho do estacionamento constantesprecisava melhorar esse visual para até dar mais valor pros nossos colegas do volante se sentirem mais otimista quando virem deixar ou buscar passageiros nessa área”, comentou Waldez de Oliveira, presidente da Coopertaxi, que ressaltou sobre essa ação, na qual também contou com o apoio institucional da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (STTrans) e do Sindicato dos Taxistas de Santana (Sintasa), assim como também vem se empenhando na reativação dos serviços de rádio-táxi no município. 

Waldez Oliveira, da Coopertaxi.
“Por infelicidade houve o vencimento na licença de funcionamento da estação, e como tivemos que nos adequar com alguns dos novos requisitos impostos pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a expansão desse serviço aqui em Santana, só agora aguardando o retorno da estação, que deve no máximo em três meses”, explicou o presidente da Coopertaxi, que informou um dos motivos alegados pela Anatel pela não-renovação da licença de funcionamento da estação de comunicação devido a mesma que estava irregularmente em local impróprio (nas proximidades do Quartel do Corpo de Bombeiros), sendo depois transferida para a Vila Amazonas. 

O evento deste sábado também contou com o apoio de vários taxistas voluntários, além da visita da secretaria da OCB/AP Naiane Videira. 

O “Dia C”
Lançado em Santana no último dia 19 de julho, o “Dia C” (Dia de Cooperar), tem por objetivo desenvolver ações voluntárias, demonstrando o trabalho realizado pelo cooperativismo social de cada cidade que possui cooperativas. 

Para o presidente da OCB/AP, Gilcimar Pureza, esta é uma forma de fazer o bem, ajudar quem precisa e promover a integração entre cooperados e a sociedade em geral. “Nós representamos 76 cooperativas no Amapá. Queremos estimulá-las a promoverem mais ações de responsabilidade social, apoiadas a uma estratégia elaborada e bem organizada. Assim, poderemos divulgar e multiplicar as ações sociais que tantas pessoas precisam”, ressaltou Gilcimar Pureza. 

A analista de Desenvolvimento Social de Cooperativas da OCB, Patrícia Resende, defende que toda e qualquer ação, por mais simples que seja, pode beneficiar e mudar a vida de uma pessoa. “O plano de fundo do projeto é mostrar o que podemos fazer com nossas próprias mãos. É mais que uma campanha de arrecadação e entrega de donativos. É tudo que eu posso fazer pelo meu entorno social. Ajudar na reforma de uma creche, fazer um mutirão. São ações simples que têm impactos positivos enormes para quem precisa”, enfatizou Patrícia. 

Ações desenvolvidas pelo “Dia C”
No último dia 06 de setembro, com apoio de algumas cooperativas situadas no município de Oiapoque, a Cooperativa Mista Fluvial de Catraieiros do Oiapoque (Comfcoi) fez uma grande limpeza na orla das praias daquela cidade fronteiriça. “Trabalhamos nesta ação para conscientizar a população e preservar o rio que é o nosso maior tesouro, pois é a nossa fonte de trabalho e de vida. Precisamos cuidar da nossa água, ela é nossa maior riqueza”, disse o catraieiro José Ribamar Souza, presidente da Comfcoi. 

Segundo Waldez de Oliveira (presidente da Coopertaxi/STN), a próxima ação voluntária ocorrerá no dia 19 de outubro, numa programação dedicada para o Dias das Crianças, e será realizada na sede social da Coopertaxi/STN, localizada na Rodovia Salvador Diniz, no final da Vila Amazonas.

Comentários