“Uma saúde de qualidade só acontece quando o Poder Público investe”, afirma secretário


Na manhã desta quinta-feira, 08/05, o secretário de Estado da Saúde, Jardel Nunes, acompanhado do diretor do Hospital de Emergência, Regiclaudo Silva, e do diretor de Obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Washington Marques, concedeu entrevista coletiva à imprensa com o objetivo de responder a demanda no tocante aos problemas que afetam o setor e destacar as ações que estão sendo executadas para melhorar a prestação de serviços à população.

O secretário iniciou a coletiva fazendo uma avaliação dos 70 dias de sua gestão, enfatizando que o governo se mobiliza e executa projetos que vão reestruturar o sistema de saúde, bastante debilitado, resultado principalmente da falta de investimento e de compromisso da gestão passada.

Jardel Nunes ressaltou ainda que a falta de políticas de investimentos, aliadas ao intenso crescimento populacional nas últimas décadas no Amapá, tem fragilizado a rede de saúde. "Temos, como exemplo, o centro cirúrgico do Hospital de Clínicas Alberto Lima, que, em 2001, ganhou quatro novas salas, totalizando oito novos espaços. No governo anterior, quatro delas foram fechadas e equipamentos transferidos para outros setores do hospital", citou.

O secretário destacou a situação do centro cirúrgico do Hospital de Santana, que foi ampliado, mas, na gestão passada, uma sala foi transformada em farmácia. "Então, não houve nenhum investimento de lá para cá. A nossa gestão trabalha para reorganizar o setor e investir em melhorias para mudar essa realidade, inclusive a imagem negativa da saúde por conta dos escândalos e corrupções dentro do sistema, ainda na gestão que se passou", comentou.

Medidas
O secretário enfatizou que o Estado se mobiliza para reabastecer a rede pública de saúde com medicamentos, contratar serviços de manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos hospitalares, além da compra de equipamentos modernos para atender as necessidades de toda a rede. "Fizemos a parte burocrática, um dos nossos gargalos. Hoje nos empenhamos para atender aproximadamente 90% das necessidades. Agora a luta é para que os fornecedores consigam entregar os medicamentos e faremos com que isso seja cumprido", ponderou.

Obras em andamento
Jardel Nunes listou várias obras no setor da Saúde:
- Ampliação do Hospital da Criança e do Adolescente, que deve ser entregue em novembro deste ano;
- Ampliação do Hospital de Santana, uma das obras mais avançadas no Estado, que vai ganhar novos leitos. A capacidade atual é de 110 e vai aumentar para 220. A obra deve ficar pronta em julho deste ano;
- Centro de Nefrologia no município de Santana, que contribuirá para melhor distribuição de pacientes renais crônicos;
- Hospital de Clínicas Alberto Lima que terá a primeira etapa das obras entregue em julho deste ano;
- Maternidade de Risco Habitual, que está sendo construída na Zona Norte da capital, prevista para ser inaugurada em novembro deste ano;
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h), também na Zona Norte, vai prestar atendimento de média e alta complexidade; com isso, irá desafogar o Hospital de Emergência. A nova obra deve ficar pronta em julho.
- Resgate do programa Visão Para Todos;
- Resgate do Centro de Especialidade Odontológica;
- Realização do maior concurso na área da Saúde, no Estado do Amapá, com previsão de chamada de mais servidores para os novos centros de saúde, entre outros.

"Além das sete bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão sendo construídas nos municípios do Estado, iniciaremos as obras do Hospital de Porto Grande. Na segunda-feira vamos tratar da conclusão do projeto para que se iniciem os serviços. Temos, ainda, o projeto de reforma do Hospital de Emergência, em processo de conclusão para entrar em licitação. A previsão é de que as obras comecem em em junho e, assim que concluídas, o HE contará com duas salas exclusivas para o serviço de trauma, atenderá a demanda que cresceu na unidade por causa do alto índice de acidentes de trânsito. Todas essas ações são executadas com o objetivo de prestar um melhor atendimento, mais humanizado, à nossa população", pontuou o secretário.

Resultados que já aparecem
Mesmo com os primeiros anos da nova gestão, recuperando o sistema sucateado, a saúde já conseguiu avançar em alguns pontos importantes. O Hospital de Oiapoque, que antes era uma unidade mista, com apenas dois médicos e que funcionava em um local alugado, hoje oferece serviços de excelência no município.

Entregue à população em dezembro do ano passado, a unidade hospitalar passou a ter enfermaria com capacidade para 20 leitos, sala de raios-X, consultório de ultrassonografia, laboratório, centro cirúrgico obstétrico, enfermaria para mais 21 leitos, sala de cirurgia e ambientes PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto). "O hospital de Oiapoque é exemplo de que uma saúde de qualidade só acontece quando o Poder Público investe. E é isso que estamos fazendo, investindo em obras em todos os hospitais do Estado", conclui Jardel Nunes.

Comentários