TRE-AP entregará novo Cartório Eleitoral de Santana em julho

A diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), Odete Scalco, acompanhada do diretor adjunto e participante do Programa Eleitor do Futuro, Carlos Eduardo, visitaram, nessa quinta-feira 22/05, a obra do Cartório da 6ª Zona Eleitoral do município de Santana. 

Após a inspeção dos serviços, a gestora do TRE afirmou que o novo espaço, em fase de acabamento e conclusão, será entregue em julho deste ano e o povo da cidade já poderá contar com o espaço nas Eleições 2014. 

O Cartório está localizado na rua D 13, quadra 17, lote 2, na Vila Amazonas (próximo a antiga caixa d’água da Icomi). Com o novo espaço, servidores da Justiça Eleitoral da cidade terão melhores condições de exercer suas atividades e assim prestar um atendimento mais qualificado aos eleitores do município. Atualmente, o Cartório da 6ª Zona Eleitoral funciona no Fórum da Comarca de Santana, para atender o segundo maior colégio eleitoral do estado. 

O projeto do Cartório Eleitoral prevê Praça para uso comunitário, estacionamento, ampla sala de atendimento ao eleitor, recepção, salas para juízes e promotores, cozinha, dois banheiros sociais, um deles destinado a cadeirante, garagem e depósito de urnas. A obra, com 2.950 m², custou R$ 2.752.710, 23 (dois milhões, setecentos e ciquenta e dois mil, setecentos e dez reais e vinte e três centavos) provenientes de emendas parlamentares da Bancada Federal. 

Diretor adjunto
O estudante que acompanhou a visita tem 12 anos e cursa a 6ª série do Ensino Médio na Escola Argos. Ele foi nomeado diretor adjunto do TRE (simbolicamente) por meio do Programa Eleitor do Futuro, coordenado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE). 

O Programa Eleitor do Futuro, criado em 2003 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil, buscando formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos. 

No Estado do Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Essa atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes.

Comentários