Sarney garante manutenção de 1.600 postos de trabalho

O senador José Sarney (PMDB/AP), com apoio da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), obteve nesta quarta-feira, 07/05, a licença por mais 180 dias para a não paralisação da mineradora Zamin, causada pelo desabamento do Porto de Santana, ocorrido em março do ano passado. 

Visando possibilitar a continuidade da Zamin após o acidente no terminal portuário, a mineradora desenvolveu uma operação de carregamento de navios utilizando-se de barcaça. Tal operação foi de-vidamente autorizada pela ANTAQ no ano passado, com o prazo que se encerraria em maio desse ano, data prevista para coincidir com o reinício da operação definitiva do porto, mas que devido ao atraso das obras, ainda está em construção. 

Apesar de impedida de escoar sua produção de minério em virtude do acidente, a mineradora, ciente da relevância de suas atividades para a economia do Amapá e visando a preservação dos empregos existentes, manteve a extração e processamento do minério de ferro. Mas, diante disso, viu-se obrigada a estocar toda a sua produção, tanto na área da mina, quanto na retroarca do terminal portuário. 

O senador Sarney conseguiu junto a Agência Reguladora, a renovação da licença, impedindo que mais de mil e seiscentos postos de trabalho fossem fechados, entre trabalhadores da Zamin e também das prestadoras de serviço. “Dessa forma, acreditamos ter conseguido a continuidade da execução das obras realizadas por essa empresa e também a manutenção de centenas de postos de trabalho, conforme reivindicação que nos foi encaminhada”, declara Sarney.

Comentários