Ipem fiscaliza bombas de combustíveis e balanças em Macapá e Santana

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realiza, nos dias 8 e 9 de maio, duas fiscalizações paralelas direcionas a bombas de combustíveis e balanças comerciais. As averiguações direcionadas às bombas acontecem em todos os postos, e as balanças, em estabelecimentos comerciais como feiras, supermercados, entre outros.

As fiscalizações são periódicas e ocorrem em Macapá e Santana para garantir a boa qualidade dos utensílios. Em relação às bombas, os técnicos verificam se possuem a marca de selagem nos pontos previstos na portaria de aprovação de modelo, o que impede seu uso indevido e uma etiqueta identificando a validade da última verificação metrológica.

Durante os ensaios, os agentes conferem o volume de combustível medido pelas bombas e se cada item, tais como mangueira, painel, bico, eliminador de ar e gás, plano de selagem, medidor de pulser, lâmpada e dispositivos de bloqueio, está em conformidade com a portarias do Inmetro.

Após os ensaios, as bombas que tiverem sido aprovadas recebem as marcas de verificação do Inmetro (selos e etiquetas) e o relatório de verificação metrológica. Havendo irregularidade, a bomba medidora é interditada e a empresa notificada.

Na aferição das balanças, será apurado se contêm o selo indicando a última verificação e sua validade, se possuem o lacre e placa de patrimônio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O diretor do Ipem, Nilson José dos Santos, explica que as iniciativas fazem parte do cotidiano do órgão para total garantia do consumidor. "Nossa equipe é atuante, temos agentes qualificados dispostos a fazer um trabalho de excelência", conclui. O Instituto de Pesos e Medidas do Amapá está localizado na Avenida Aurino Borges de Oliveira, 1278, bairro São Lázaro - Ouvidoria Ipem 08002808844.

Comentários