Deputada rebate acusações sobre pagamento de diárias

A deputada estadual Roseli Matos (DEM) questionou os veículos de comunicação ao esclarecer algumas das acusações de que os parlamentares recebem diárias quando se deslocam até a cidade de Santana, distante 18 quilômetros da capital, onde, inclusive, reside a parlamentar. A reportagem foi exibida no domingo (11/05), na Rede Globo, no Fantástico. As informações são da assessoria de comunicação da Assembleia. 

No discurso, feito da tribuna do plenário da Assembleia Legislativa, Roseli falou sobre o direcionamento dado pelo repórter. Segundo a deputada, a matéria tinha um direcionamento claro de proteger uns e crucificar outros. “Gostaria de saber por que as entrevistas dos deputados Edinho Duarte (PP) e Marília Góes (PDT) não foram ao ar e usaram apenas uma fala do parlamentar, quando se pronunciava, na Tribuna desta Casa, sobre as acusações feitas pelo Ministério Público”, indagou. A deputada apresentou um ato da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, de 2012, que regulamenta o pagamento de diárias. Conforme o documento, o deputado só tem direito ao benefício quando o deslocamento é a partir de 30 quilômetros da capital. O valor fica entre 8,5% (para viagens dentro do Estado) e 12% (para outras regiões), valor que incide sobre os proventos de cada parlamentar ou servidor da Casa. 

Roseli foi enfática: “Eu moro em Santana, me desloco pra cá todos os dias e nem por isso recebo diárias”, desmentiu. Para a democrata, existe o interesse do Estado em prejudicar todos aqueles que se rebelam contra o governo. Roseli acredita que o socialista Agnaldo Balieiro – que pede ao repórter para não publicar a matéria – foi vítima do próprio partido. 

Ela disse: “Acredito que os líderes do partido dele o crucificaram”, afirma a parlamentar, ao lembrar o caso Collor. “O Collor foi execrado pela mídia, e perdeu o mandato; 20 anos depois, foi provada a inocência dele, mas já era tarde demais, o mal já tinha sido feito”, completou.

Comentários