Atuação da Central de Mandados de Santana

Devidamente setorizado, a Central de Mandados do Fórum de Santana cumpre uma demanda mensal de dois mil mandados distribuídos aos Oficiais de Justiça da comarca. A unidade é responsável também pela fiscalização e cumprimento dos mandados expedidos pelas varas cíveis, criminais, da infância e juventude e Juizados da comarca. 

São 14 Oficiais de Justiça em constante revezamento para que as partes processuais tomem conhecimento dos despachos e das decisões que são lavradas pelo juiz, nos autos, por meio de mandados. 

De acordo com o coordenador da Central de Mandados de Santana, Jether da Graça Baía, houve por bem dividir a comarca santanense em três regiões para que, nessa distribuição, as áreas com maior demanda tenham a atuação de maior número de Oficiais de Justiça; o contrário ocorre na região com menor incidência de expedição. “A decisão garantiu o êxito dos prazos no cumprimento dos mandados”, garante Jether Baía. 

Essa atribuição, no município de Santana, também tem seu lado compensador, destaca Suzana Santos de Souza, há 22 anos no cargo de Oficiala de Justiça. Ela destaca os riscos que a atividade impõe, mas também situações inusitadas que vivencia. Uma delas quando no cumprimento de seu mister, depois de ouvir e escutar um casal em vias de separação, conseguiu reatar a união. “Nessa profissão somos um pouco tudo, psicóloga, conselheira, pedagoga”.

Comentários