Governo do Amapá implanta rede de comunicação nas escolas de Macapá e Santana

As escolas estaduais do perímetro urbano de Macapá e Santana passam por um processo de integração à intranet do Governo do Estado. Denominado Escola Conectada, o projeto foi criado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e encontra-se em fase de implantação. 

O acesso será através de equipamentos fornecidos pelo Governo do Estado, beneficiando 110 instituições educacionais. A coordenadora de redes do Prodap, Márcia Almeida, explica que na primeira fase de execução, o investimento feito será para melhoria da administração escolar. 

Segundo ela, a integração à intranet do Estado permite o acesso ao Sistema de Gestão Escolar e Caixa Escolar. Ambas são ferramentas educacionais destinadas aos educadores. 

Também haverá melhoria no acesso a sistemas do Banco do Brasil, para realizar transferências online, pagamento de fornecedores, facilitando assim, a administração da merenda escolar, transporte, limpeza e demais serviços. 

O Escola Conectada vai melhorar significativamente o acesso aos sistemas geridos no Governo do Estado para a gestão escolar. Em breve, os alunos terão acesso a internet fornecida pelo Estado. 

"Ainda no primeiro semestre de 2014, este projeto será ampliado com o programa "Wifi nas escolas". A expectativa é de que, em seis meses, todas as escolas estejam conectadas ao programa", declarou Márcia Almeida. 

O projeto Escola Conectada faz parte do Programa Conecta Amapá, que tem por objetivo promover a inclusão digital no Estado, através do acesso à internet gratuita, ampliação de programas educacionais tecnológicos, capacitações livres, modernização do Governo do Amapá, entre outros.

Comentários