Em Santana, "Natal Ecológico" utiliza 200 mil garrafas pet para decoração

A população do município de Santana, distante cerca de 20km da capital amapaense, terá um Natal diferente em 2013. Toda a ornamentação natalina da cidade foi confeccionada com garrafas pets arrecadas por meio gincanas escolares iniciadas em junho. Entre os enfeites, está uma árvore de 14 metros de altura produzida com os materiais recicláveis. A iniciativa faz parte do projeto “Natal Ecológico” e tem o intuito de resgatar os valores da família tradicional, segundo destacou a coordenadora do projeto Maria Almeida. 

"Pretendemos proporcionar um sentimento diferente este ano para os moradores da cidade. Além de reafirmamos a educação ambiental que a cada dia se faz mais necessária. Com o fim do período natalino, esse material será novamente reaproveitado", informou a coordenadora. "As garrafas foram lavadas, pintadas e moldadas no formato de cada símbolo do Natal. Até as estrelas e luminárias foram produzidas com a reciclagem", acrescentou. 

Os artesãos que trabalharam na confecção dos ornamentos foram capacitados em oficinas ministradas em agosto. "A ideia do 'Natal Ecológico' partiu de uma visita ao estado do Pará, onde pudemos observar que várias regiões passaram a se preocupar não só com a data do nascimento de Jesus, mas também com o meio ambiente. A prefeitura trouxe artesãos desses lugares para que eles nos ensinassem essa arte", acentuou. 

A decoração ficará exposta até o dia 6 de janeiro de 2013 e será um dos temas de palestras e shows beneficentes na cidade.

Comentários