Frap abre linhas de financiamento para pescadores

Mais um atrativo do Governo do Estado movimentou a Agência de Pesca do Amapá (Pescap) nesta segunda- feira, 21/10. Os presidentes das colônias de pescadores começam a receber informações e assinar o termo de compromisso para adesão das linhas de crédito dos bancos, através do Fundo de Desenvolvimento Rural do Amapá (Frap). 

A finalidade do Frap é inserir o maior número possível de pescadores para que o Amapá possa continuar desenvolvendo o atendimento técnico e comercial às zonas pesqueiras. 

Segundo o técnico da Associação da Colônia de Pesca de Santana, Aderson Leite, o financiamento de barcos representa um compromisso firmado, anualmente, pela Agência de Fomento do Amapá (Afap) e outros bancos para abertura de programas especiais aos pescadores regularmente cadastrados por meio da Pescap. 

"Não só os barcos que precisamos adquirir, mas realizar preventivamente cursos de capacitação para os pescadores, que, ao adquirirem barcos, tenham mais informações sobre situações náuticas e de combate ao fogo e outros sinistros com o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos de Santana", ressaltou. 

O financiamento de programas estaduais e federais permite aos pescadores obterem por meio das associações das zonas pesqueiras do Estado, entre outros aspectos, insumos (alevinos, ração e calcários) e até barcos de pequeno e médio portes para desenvolver a piscicultura comercial.

Comentários