Governador Camilo Capiberibe vai ao Panamá e Cuba

O governador Camilo Capiberibe e outras autoridades amapaenses realizarão, no período de 19 a 22 de setembro, viagem em missão oficial para encontros diplomáticos, reuniões técnicas e políticas no Panamá e em Cuba. A agenda foi articulada pelo Ministério das Relações Exteriores e a Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap).

A delegação do governo brasileiro no Panamá será composta pelo ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, pelo embaixador do Brasil no Panamá, Adalnio Senna Ganem, e a comitiva amapaense. Além de secretários de Estado, será integrada pelo prefeito de Santana, Robson Rocha, pelos deputados estaduais Jorge Salomão, Manoel Brasil, Jaci Amanajás, o presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork, e a diretora-presidente da Adap, Ivana Antunes.
De acordo com a diretora da Adap, "em relação ao Panamá, a missão amapaense tem o objetivo de conhecer a estrutura logística portuária do Canal do Panamá e da Zona Franca de Colón visando à cooperação e integração comercial com o Porto de Santana e a Área de Livre de Macapá e Santana na rota interoceânica do Canal do Panamá".

No Panamá, ainda está prevista visita ao Porto de Manzanillo, o maior e mais importante daquele país, e a participação na Expo Logística das Américas.

"O estado do Amapá tem localização geográfica privilegiada considerando-se que é, no Brasil, o ponto mais próximo dos Estados Unidos, do Caribe e do Platô das Guianas. Dispõe ainda de ampla rede hidrográfica e demais componentes logísticos que caracterizam nosso Estado como corredor de exportação de grãos, minérios, etc., entre os mercados brasileiro, americano e asiático por meio do Canal do Panamá", enfatizou o governador Camilo Capiberibe.

Em relação a Cuba, a viagem tem o objetivo principal de conhecer os sistemas de educação, esporte e saúde, levando em conta a reconhecida experiência desse país nessas áreas, para que o Estado do Amapá possa firmar Termos de Ajuste Complementar aos acordos celebrados entre o Brasil e Cuba.

A missão oficial será encerrada dia 22, em Havana, com participação na comitiva amapaense dos secretários de estado Elda Araújo (Seed), Mário Brandão (Sedel) e Olinda Consuelo (Sesa).

Comentários