Inauguração da nova Secretaria Municipal marca conquistas no setor educacional

A Prefeitura de Santana inaugurou na tarde desta sexta-feira (21/12), o novo prédio da Secretaria Municipal de Educação (SEME). A entrega da obra é uma comemoração aos avanços obtidos nos últimos anos no setor educacional. Entre eles, melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), pagamento do piso nacional do magistério e a ampliação e reforma da rede municipal de ensino.

O prefeito de Santana, Antonio Nogueira, ressaltou que o novo espaço é mais uma obra que compõe o Centro Administrativo de Santana, localizado no bairro Paraíso, agrega melhores condições de trabalho à valorização do servidor público municipal da educação, pois oferece um ambiente adequado para a execução do serviço e atendimento ao público.

Durante a entrega da obra, o atual secretário Municipal de Educação, Tércio Correa lembrou que antes da atual administração, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município de Santana era considerado o PIOR do Estado.

“Desde então, Santana passou a ser uma das prioridades para o Governo Federal na região Norte do país. Hoje comemoramos o melhor resultado no IDEB, 4.8 no Estado do Amapá em 2012”, reforçou o gestor.

Conquistas

Nos últimos anos, Santana ganhou destaque no cenário estadual, sobretudo, no que se refere à Educação. Somente no ano de 2012, a Prefeitura inaugurou três Creches-Escolas. Em toda a história do Estado do Amapá, nunca um prefeito havia construído uma creche.

As creches- Escolas Liana Sardinha, no bairro Parque das Laranjeiras, Igarapé da Fortaleza e Mauro César no bairro Nova União, viraram símbolos de uma nova era na educação de Santana.

É também em Santana, no bairro Fonte Nova que está sendo construída a maior creche escola do Amapá. A obra é a primeira Creche do PAC II do Governo Federal construída no Estado, cujo valor empenhado é mais de R$ 1 milhão. A obra está adiantada e com recursos em conta para conclusão.

Melhor IDEB

O último resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação deu ao município, o título de melhor educação do Estado.

Segundo o prefeito de Santana, Antonio Nogueira, esta é uma conquista da atual gestão , dos professores, servidores da educação, alunos e pais.

“Os dados coroam o grande trabalho desenvolvido na educação nesses oito anos de gestão. Em 2005 a nota de Santana no IDEB era 3.1 e pulamos para 4.8 em 2011. Para se ter uma ideia do excelente resultado, a nota que Santana atingiu em 2011 era a nota que o MEC previa que o município alcançará só em 2017” declarou o prefeito Antonio Nogueira.

Piso Nacional do Magistério

Santana é o primeiro município do Amapá a cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério, em conjunto com o Sindicatos dos professores, que ajudou a partir dos entendimentos e negociações, a fazer com que o município não enfrentasse sérias greves.

Uniformes e Passe Livre

Mais de 16 mil uniformes escolares foram entregues, como forma de valorizar o estudante do ensino público. Além do Passe Livre escolar, que ajuda no acesso do aluno à sala de aula. Santana é o único município do país, onde a Prefeitura paga para o estudante ir e vir da escola sem gastar com transportes público.

“Há ainda muitos outros benefícios e melhorias alcançadas, como a qualidade da merenda escolar, a capacitação do servidor municipal da educação, reforma, ampliação e construção de escolas, transporte para estudantes da zona rural. Um grande trabalho foi feito e hoje podemos comemorar e nos orgulhar de ter a melhor educação do Estado” finalizou prefeito Antonio Nogueira.

Comentários