Cirurgias e preventivo já podem ser feitos no Centro da Mulher

Reinaugurado no último final de semana, o Centro de Referência em Saúde da Mulher voltou a atender as mulheres do município na Área Portuária. Com atendimentos que vão da prevenção ao tratamento, as especialidades ofertadas pela Unidade foram reforçadas e a direção pretende informar as mulheres sobre os serviços disponíveis no Centro, entre eles, as Cirurgias de Alta de Frequência e a inserção de DIU. 

Prevista para ser concluída em maio deste ano, a obra da Unidade ocorreu em ritmo acelerado. O espaço especializado em saúde da mulher, que funciona a mais de 10 anos no município teve suas instalações ampliadas, passando oferecer mais conforto a população que necessita dos serviços. 

O novo Centro de Referência em Saúde da Mulher, conta com espaço climatizado e novos equipamentos. A unidade oferece atendimentos nas áreas de ginecologia e mastologia, ofertando todo atendimento de obstetrícia, além de exames de rotina e coleta para biopsia e colposcopia. Também fazem parte dos atendimentos, as Cirurgias de Alta Frequência (CAF´s), cujo procedimento requer a utilização de um bisturi elétrico de baixa voltagem e alta freqüência de corrente, capaz de retirar partes de tecido sem causar grande lesão. Atualmente é considerado o melhor tratamento para as lesões pré-malignas do colo uterino, pois é de baixo custo e pode ser feita sob anestesia local, sem internação.

A inserção de Dispositivo Intra-Uterino (DIU), também é um dos atendimentos ofertados no Centro, a pequena peça de plástico recoberta (na maioria das vezes) com cobre é colocado dentro do útero, impedindo a subida dos espermatozóides pelas trompas, impossibilitando a gravidez, o método anticoncepcional é muito usado entre as mulheres. 

Para ter acesso a um desses serviços é necessário procurar o atendimento do Centro e agendar consulta ao especialista disponível na unidade para análise do caso. A média de atendimentos mensais incluindo todos os serviços chega a 750. 

A reforma da unidade foi possível através de emenda parlamentar de autoria da deputada federal Fátima Pelaes, no valor de R$ 295.309,29. A parceria com o Governo Federal, através do Projeto Calha Norte, contempla ainda as Unidades de Saúde Antônio Serieiro no bairro Nova Brasília e Alberto Lima que atende as comunidades dos bairros Remédios, Novo Horizonte e Daniel, além de quatro postos da zona rural do município.

Comentários