Uma das maiores obras de infraestrutura portuária do Amapá será oficialmente entregue nesta sexta-feira (30), no município de Santana.
Orçado em cerca de R$23 milhões, o Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá, já conhecido como Porto do Povo, é uma das estruturas mais modernas do estado para o embarque e desembarque de passageiros.
O equipamento foi erguido em uma área estratégica da cidade de Santana.
A parceria técnica e logística com a Prefeitura de Santana foi decisiva para a concretização do projeto. O prefeito Bala Rocha teve participação direta, disponibilizando os meios legais necessários, incluindo a liberação e concessão da área onde o terminal foi construído.
Desde o início das obras, em 2023, a Prefeitura de Santana atuou para agilizar etapas técnicas e burocráticas, reforçando o compromisso de oferecer à população uma infraestrutura portuária moderna, que será entregue oficialmente nesta sexta-feira, 30.
“Sabemos que investir em estruturas como este porto é investir diretamente na economia e na geração de emprego e renda”, afirmou o prefeito Bala Rocha.
A confirmação da entrega do terminal foi feita pelo senador Randolfe Rodrigues, principal articulador da obra, cuja montagem teve início em meados de 2023.
Para o senador amapaense, que acompanhou os últimos ajustes da obra no município na segunda-feira (26), o alcance do empreendimento vai além da região amazônica.
“Fizemos um porto que pertence ao povo do Amapá. Mais do que uma obra para o Norte, é uma estrutura pensada para o país, que certamente trará inúmeros benefícios sociais e econômicos para a região”, destacou Rodrigues.
Espera de 69 anos
Após uma espera de quase sete décadas, a obra foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de modernizar a infraestrutura do transporte fluvial no estado.
Erguido em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, o terminal é classificado como uma Instalação Portuária de Pequeno Porte (IP4), contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana, do transporte de passageiros e da atividade comercial.



Comentários
Postar um comentário