CEA Equatorial inaugura Subestação Forte Cumaú e reforça sistema elétrico de Santana

A CEA Equatorial inaugurou, na manhã desta quarta-feira (21), a Subestação de Energia Forte Cumaú, localizada na zona portuária do município de Santana. 

O novo empreendimento fortalece o sistema elétrico da segunda maior cidade do Amapá e representa um avanço significativo na modernização da infraestrutura energética do estado. 

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, representantes do Grupo Equatorial, lideranças locais e convidados. A subestação homenageia o Forte Cumaú, importante fortificação que existiu no município de Santana. 

Construída do zero, a Subestação Forte Cumaú é a primeira construída no município dentro dos padrões técnicos do Grupo Equatorial e a segunda no Amapá. 

A unidade opera em nível de tensão de 69 kV e conta com dois transformadores de força, que juntos somam uma capacidade total de até 53 MVA, além de cinco novos alimentadores responsáveis pela distribuição de energia. 

Com a entrada em operação da subestação, Santana passa a contar com um aumento de 32% na capacidade de distribuição de energia, o que contribui para a redução de oscilações, maior confiabilidade no fornecimento e preparação do município para o crescimento urbano, comercial e industrial. 

Mais de 108 mil moradores devem ser diretamente beneficiados com um sistema mais estável e seguro. 

O investimento total na obra ultrapassa R$ 24 milhões e incluiu, além da estrutura principal, a construção de aproximadamente seis quilômetros de linhas de interligação com a Subestação Santana, formando um circuito mais robusto e preparado para atender às demandas futuras da região. 

Durante a inauguração, o presidente do Grupo Equatorial, Augusto Dantas, destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento de Santana e o compromisso do grupo com investimentos estruturantes. 

“Mais um investimento do Grupo Equatorial sendo entregue hoje. Essa é uma subestação totalmente automatizada, que é controlada do nosso Centro de Operações Integradas, o COI, em Macapá. A Subestação Forte Cumaú permite, com a sua elevação de capacidade da distribuição de energia aqui na cidade, atender a área industrial de Santana, estamos preparados para garantir que os portos venham e se instalem aqui”, disse. 

O presidente afirmou ainda que o Grupo avança com mais construção uma subestação, a Subestação Amazonas, que está sendo construída no quilômetro 9 e assim fecha o circuito elétrico da região metropolitana, permitindo fazer manobras rápidas em casos de falta energia. 

Além do avanço técnico, a Subestação Forte Cumaú também incorpora a valorização da cultura amazônica ao espaço urbano. 

Os muros da unidade receberam uma pintura artística assinada pelo artista plástico Jeriel Luz, que pela segunda vez, assina uma obra em subestações do Grupo Equatorial no estado. 

Para o artista, levar a arte para esses espaços amplia o diálogo com a cidade e com as pessoas. 

“É uma forma de valorizar a cultura amazônica e mostrar que ela pode estar presente em todos os ambientes”, destacou Jeriel.

Comentários