‘Transformando Vidas’: Beneficiários iniciam aulas preparatórias para o Enem-PPL em Santana

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Escritório Social do TJAP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santana (PMS), Instituto de Administração Penitenciária do Estado (Iapen) e a Secretaria de Estado de Educação (Seed) iniciou, nesta terça-feira (9), as aulas para 21 beneficiários do projeto “Transformando Vidas”, voltadas à preparação de egressos do sistema prisional inscritos para realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privada de Liberdade (Enem-PPL). 

As atividades ocorrem no turno da manhã, nos dias 9, 11 e 12 de dezembro (terça, quinta e sexta-feira). As provas estão marcadas para os dias 16 e 17 deste mês. 

O espaço foi cedido pelo Sesi/Senai, em Santana e o cronograma inclui conteúdos de Linguagens, Redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, ministrados pelos professores da Seed. 

A professora da Central do Enem/Seed, Alexnara Maciel, destacou o impacto do projeto na vida dos participantes. 

“A educação tem o poder real de mudar pessoas quando existe oportunidade e quando alguém acredita nessa transformação. Esse projeto representa um esforço da sociedade para que essas pessoas mudem suas histórias. Participar disso é extremamente gratificante como profissional, como mulher e como mãe. Ninguém está livre de errar, e o exercício de empatia se torna essencial. Só o fato de estarem aqui e se permitirem essa oportunidade já mostra o desejo de mudança”, afirmou a educadora. 

O coordenador do projeto, Franz Muller, explicou a organização das aulas e a rede de parceiros. “O Escritório Social entra com essa iniciativa e o espaço físico é cedido pelo Senai, e a equipe do projeto garante o controle e o suporte necessário. Essa articulação tornou possível uma rede de apoio aos beneficiários do projeto”, destacou. 

Mais sobre o projeto 
O “Transformando Vidas” atua na ressocialização e na qualificação de egressos do sistema prisional. 

O projeto, em parceria com o Escritório Social do Amapá, oferece cursos profissionalizantes, apoio à conclusão da educação básica e oportunidades de inserção no mercado de trabalho, inclusive em órgãos públicos, com apoio institucional da Prefeitura de Santana e do Iapen.

Comentários