Porto de Santana: CDSA registra novo recorde com crescimento nas movimentações em outubro de 2025

O Porto de Santana administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA), alcançou em outubro de 2025 um novo recorde de movimentação de cargas, reforçando sua posição como um dos principais portos logísticos da Região Norte. 

O terminal registrou crescimento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2024, resultado que mantém a tendência de expansão ao longo do ano. 

A movimentação geral manteve a média de 320,6 mil toneladas por mês, impulsionada, principalmente, pelo desempenho de três itens. Entre as cargas mais representativas do período, a soja liderou com 35,0% do total movimentado, seguida pelo milho, com 25,6%, e pelo cavaco de madeira, com 25,5%. 

Além desses produtos, também contribuíram para o volume registrado a movimentação de manganês, ilmenita e caroço de açaí, evidenciando a diversidade de cargas que passam pelo porto e a importância estratégica da estrutura para diferentes produtos. 

No total, 60 navios atracaram no Porto de Santana ao longo de outubro, garantindo o fluxo de exportações e abastecimento regional. 

O desempenho reforça o papel do porto da CDSA como ponto logístico fundamental para o escoamento da produção do Amapá e de estados vizinhos, ao mesmo tempo em que demonstra os efeitos de investimentos em eficiência operacional, modernização e ampliação da capacidade de atendimento. Com os resultados, a companhia demonstra eficiência competitividade.

Comentários