O Fórum de Santana retomou, na última sexta-feira (31), as atividades do Projeto Conexão, uma atividade iniciada em 2019, que apresentou resultados positivos no ambiente de trabalho.
A iniciativa que busca fortalecer o bem-estar emocional entre servidoras e servidores ocorreu em diferentes setores do local, como a Vara da Infância e Juventude, Centro de Justiça Restaurativa (CEJURE), Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) e 3ª Vara Cível e Juizado Especial Cível de Santana.
A juíza Carline Nunes, titular do Juizado Especial Cível de Santana, explicou que a proposta é criar momentos de diálogo e reflexão entre a equipe.
“O Projeto Conexão é voltado a servidoras e servidores do Fórum e proporciona círculos restaurativos, nos quais os participantes conversam de forma organizada sobre temas que visam melhorar as relações de trabalho. Hoje, abordamos a comunicação e como ela pode tornar o convívio entre colegas, mais harmonioso”, afirmou a magistrada.
A ação promove espaços de escuta, acolhimento e integração, que contribuem para o fortalecimento das relações interpessoais e da saúde emocional dos colaboradores.
A retomada do projeto reafirma o compromisso institucional com um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.
De acordo com Sarah Neves, assessora jurídica e facilitadora do círculo da 3ª Vara Cível, os encontros fortalecem a empatia e a colaboração no ambiente de trabalho:
“Os círculos restaurativos promovem união e reflexão. Ao compreender o que o colega sente e enfrenta, aprendemos a agir com mais empatia e colaboração. Esse espaço permite compartilhar sentimentos e experiências, para criar relações mais harmoniosas no trabalho”, destacou Sarah.
Para Neide Santos, mediadora e facilitadora do CEJURE e Cejusc, os círculos também impactam positivamente a vida pessoal dos participantes:
“Esses espaços nos ensinam a ouvir e desacelerar. No dia a dia, muitas vezes esquecemos da escuta. Participar do Projeto Conexão me ajudou a desenvolver empatia não só no trabalho, mas também nas relações familiares. Aprendi a ouvir mais, falar de forma não violenta e compreender melhor as necessidades das pessoas ao meu redor”, relatou a facilitadora.
Com o relançamento do Projeto Conexão, o Fórum de Santana reforça sua política institucional voltada à valorização dos servidores e à construção de um ambiente de trabalho mais humano, empático e integrado com a cultura das práticas restaurativas.
Comentários
Postar um comentário