A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as ações de fiscalização da equipe da Vigilância Sanitária em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas no município.
As equipes estão atuando em turnos da manhã, tarde e noite, com o objetivo de garantir a segurança da população e prevenir riscos de intoxicação por metanol.
A ação preventiva foi motivada por registros recentes de casos de intoxicação por metanol nos estados de São Paulo e Pernambuco, ainda em fase de investigação.
Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), até o momento não há casos suspeitos ou confirmados no Amapá, incluindo o município de Santana.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Tânia Costa, o trabalho está sendo realizado de forma intensiva e contínua:
“Estamos visitando bares, distribuidoras e demais pontos de venda de bebidas para verificar a procedência dos produtos. Nosso foco é proteger a população de possíveis intoxicações causadas por bebidas adulteradas ou de origem clandestina. Essa é uma ação preventiva, mas de extrema importância para a saúde pública”, destacou Tânia.
A Vigilância Sanitária reforça que a intoxicação por metanol é uma condição grave, que pode causar cegueira permanente e até levar a óbito. O metanol pode estar presente em bebidas alcoólicas adulteradas, mas também em combustíveis, solventes e produtos de limpeza.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a adquirir bebidas apenas em estabelecimentos regularizados, verificar o rótulo, lacre e procedência dos produtos, e denunciar qualquer suspeita de comércio irregular à Vigilância Sanitária de Santana.
Comentários
Postar um comentário