Com uma leitura que busca cativar os apaixonados pela literatura tucuju, e ao mesmo tempo contando suas origens históricas, o Amapá ganha nesta quarta-feira, 29, uma referência que pretende ficar para as futuras gerações. 
A obra ‘Poesia na Terra dos Aruaques’, de autoria da jornalista e ativista cultural santanense Elaine Araújo, nos resgata de modo poético às memórias vividas na segunda maior cidade amapaense, demonstrando o valor da identidade histórica e cultura do município de Santana. 
Numa narrativa bem envolvente, a obra é resultado de uma intensa e detalhada pesquisa histórica que a autora buscou traçar em anos de alcançado conhecimento cultural e histórica. 
“São cinco anos de pesquisas feitas em campo, onde relembro e homenageio alguns pioneiros de nossa cidade, mostrando o que eles fizeram e o que é hoje a nossa Santana”, explica Araújo. 
A obra será lançada durante a I Feira Literária InfantoJuvenil que ocorrerá em Santana nesta quarta-feira, que tem como tema “Literatura Santanense: valorizando a nossa identidade”. 
Sobre a autora 
Nascida na Vila Amazonas, Elaine Araújo é professora Mestranda do Curso de Letras, Literatura e Críticas Literárias da PUC-Goiás, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade CETE. 
Presidiu a Fundação de Cultura de Santana (Sancult) nos anos de 2022 a 2023, onde depois ficou na vice-presidência da Sancult de 2023 a 2025. 
Foi Conselheira de Cultura do Município de Santana de 2021 a 2022. Jornalista Provisionada; Foi Assessora de Comunicação Social do Teatro das Bacabeiras e da Escola Estadual de música Valquiria Lima. ~
Foi diretora do Teatro das Bacabeiras no anos de 2005 à 2007. Produtora e criadora do programa Top Line, da Tv. Tucuju de 2003 a 2008. 
Tem forte participação no segmento da música popular, com atuação em municípios do Estado do Amapá e do Pará, onde é autora de Hinos municipais das cidade de Santana e Laranjal do Jarí.
É autora de cinco livros já publicados, que são: Antologia Muruwakã (2024), Caboquês: a língua do Cabuçu nas brenhas da Amazônia (2024), Antologia Versoletrando (2025), Os Contos da Mãe Velha (2025), e Poesia na Terra dos Aruaques (2025).
Comentários
Postar um comentário