O programa Carreta Delas, do Governo do Amapá promoveu uma maratona de atendimentos que garantiu 38.154 consultas e exames a pessoas — a maioria mulheres — em Santana.
A iniciativa faz parte da estratégia estadual de levar serviços especializados cada vez mais perto da população, com foco no cuidado integral e preventivo.
Durante a passagem pelo município, o primeiro a receber a ação itinerante, os serviços mais procurados foram os de saúde ocular, que somaram 13.984 atendimentos, seguidos pelos exames laboratoriais — com 9.446 procedimentos — e pelos atendimentos em clínica médica e saúde do adulto, que ultrapassaram 4.900 consultas.
Também se destacaram as ações voltadas à saúde da mulher, com mais de 2 mil atendimentos em ginecologia, mastologia e equipe interdisciplinar.
'É saúde que chega às pessoas de forma humana e completa', diz governador Clécio Luís no lançamento da Carreta Delas, em Santana.
A estrutura é composta por seis unidades móveis totalmente equipadas, que funcionam como uma verdadeira extensão das redes de atenção básica e especializada, oferecendo atendimento gratuito e de qualidade.
A partir desta sexta-feira, 31, os serviços chegam ao município de Mazagão, a pouco mais de 36 quilômetros de Macapá. A estrutura ficará estacionada no anfiteatro da Praça 15 de Novembro durante dez dias, até 9 de novembro, oferecendo consultas, exames e ações educativas voltadas à promoção da saúde.
Ampliar o acesso à saúde
A secretária de Estado da Saúde, Nair Mota, reforça que o objetivo do programa é fortalecer o acesso das mulheres e de suas famílias aos cuidados especializados, com agilidade e acolhimento.
“A Carreta Delas tem transformado a forma como o Governo chega até as pessoas. São atendimentos que salvam vidas, previnem doenças e fortalecem o vínculo entre as comunidades e o sistema público de saúde”, destacou Nair.
Atendimentos em Mazagão
Em Mazagão, os atendimentos seguirão o mesmo modelo adotado em Santana, com agendamentos prévios para consultas especializadas, exames de imagem, laboratoriais e ginecológicos.
A expectativa é atender pelo menos 50 mil pacientes ao longo das próximas etapas do programa, que percorrerá os municípios do estado até o primeiro trimeste de 2026, incluindo a capital.
Acompanhe o cronograma do Carreta Delas:
• Porto Grande: de 5 a 14 de dezembro
• Macapá Zona Sul: de 16 de dezembro a 25 de janeiro de 2026
• Macapá Zona Norte: 27 de fevereiro a 8 de março
O programa Carreta Delas foi concebido pelo Governo do Amapá, realizado com recursos destinados à saúde pelo deputado federal Josenildo Abrantes, sob gestão da Sesa e coordenado pelo Instituto Brasileiro de Assistência em Saúde (Ibras).
Serviços disponibilizados no Carreta Delas:
• Exames laboratoriais: hemograma; hemoglobina glicada; glicose; ureia; creatinina; TGO/AST; TGP/ALT; PSA; beta HCG; VDRL; urina EAS; PCCU (Papanicolau) e biópsia de colo uterino.
• Exames de imagem e métodos gráficos: colposcopia; mamografia; ecocardiograma transtorácico (ECO) e eletrocardiograma (ECG).
• Ultrassonografias: abdominal total, transvaginal, rins e vias urinárias, mamas e axilas e tireoide.
• Especialidades médicas: clínico geral, ginecologista, mastologista, nefrologista, urologista, endocrinologista, cardiologista, oftalmologia, psicólogo, nutricionista e assistente social.
Contatos para agendamento pelo WhatsApp:
• Consultas e exames de imagem: (96) 99155-8080
• Exames laboratoriais: (96) 99141-1212
O Governo do Amapá segue investindo em políticas públicas que garantem dignidade, acesso e qualidade no cuidado com a saúde das mulheres — e, com a Carreta Delas, reforça o compromisso de estar presente nos quatro cantos do estado.
Comentários
Postar um comentário