O município de Santana recebeu mais um grande investimento da Concessionária de Saneamento do Amapá, CSA: o novo Centro de Reservação do bairro Paraíso, que a partir de agora garante água 24h na torneira de cerca de 33 mil moradores dos bairros Fonte Nova e Paraíso.
Com a inauguração realizada nesta segunda-feira, 22, Santana alcança 91% de cobertura de abastecimento e dá um passo decisivo rumo à universalização da água tratada, prevista para ocorrer até o final de 2025.
Com capacidade para armazenamento de 2 milhões de litros de água, o CR Paraíso, localizado na Avenida Santana, é construído em aço vitrificado, material que não enferruja e garante maior durabilidade da estrutura, que possui aproximadamente 8 metros de altura e 19,5 de diâmetro. O investimento ultrapassa R$ 5 milhões.
Além de acabar com o regime de revezamento nos dois bairros, a obra aumenta a vazão de 22 litros por segundo para 140 litros por segundo, triplica a pressão da água de 2 MCA para 6 MCA e garante segurança hídrica com abastecimento contínuo.
Durante o evento, o governador do Amapá, Clécio Luís, destacou a importância do avanço para o município.
“Estamos em um dia histórico com mais um serviço sendo entregue. Nós já temos 9 municípios universalizados e abastecidos de água. Santana, com esse reservatório será o próximo a ter água em toda cidade até o final deste ano”, disse.
O presidente do Grupo Equatorial no Amapá, Augusto Dantas, ressaltou a função da nova obra e a transformação que traz para os dois bairros.
“Aqui nós recebemos a água da Estação de Tratamento de Água de Santana e armazenamos, para que daqui possamos injetar na rede para os bairros Paraíso e Fonte Nova. Ambos os bairros têm água somente durante a metade do dia e com uma pressão muito baixa e a partir de início da operação desse reservatório os moradores passaram a ter água 24h e com pressão”, destacou.
Ainda segundo o presidente, o trabalho será percebido de forma gradativa, pois com a grande pressão de água vinda do reservatório até que chegue às torneiras, há a necessidade de ganho de pressão gradual para que nas próximas semanas a água seja entregue na sua totalidade.
Já o prefeito de Santana, Bala Rocha, reforçou o impacto da obra para os moradores.
“Os moradores aqui do bairro já tiveram que carregar água no balde e depender da compra de água, tinha realmente muita reclamação, mas as coisas mudaram. Essas áreas terão uma melhora significativa”, declarou.
O novo CR se soma a outras entregas recentes, como a Estação de Tratamento de Água de Santana, que triplicou a capacidade de produção da cidade.
Em todo o estado, a cobertura de água tratada já dobrou desde 2022, passando de 33% para 66% da população.
No esgotamento sanitário, a cobertura subiu de 5% para 10%, com todo o esgoto coletado recebendo tratamento.
Moradores também celebraram a chegada da água tratada às torneiras.
Para Noca Santos, líder comunitária do bairro Paraíso que acompanhou a inauguração, o momento é de realização.
“É um dia muito feliz para mim e esperei muito por isso. Foi um pedido meu feito ao então governado á época, Waldez Góes e que hoje a CSA pode atender. Nós moradores, sofríamos com essa entrega da água. É um sonho realizado e muita gratidão por isso estar sendo concretizado na data de hoje”, disse emocionada.
Para o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a união de esforços para garantir avanços estruturantes foi fundamental.
“Santana chega hoje com essa entrega a 91% de cobertura de água, isso é saúde pública, é desenvolvimento humano, e lógico, melhor qualidade de vida e é geração de emprego. Isso é fruto de um trabalho conjunto e de um excelente trabalho que a CSA vem fazendo. A empresa que está há apenas três anos no estado já conquistou 10 municípios universalizados, isso é um ganho imensurável na saúde pública e na qualidade de vida da população”, destacou.
A concessionária segue investindo em Santana e nos demais municípios do Amapá. Hoje, 9 das 16 cidades do estado já são universalizadas em abastecimento de água tratada, e a meta é alcançar 100% até 2026, promovendo saúde pública, desenvolvimento urbano e qualidade de vida para a população amapaense.





Comentários
Postar um comentário