Chef Flora Dias encanta cariocas com feijoada amazônica no Rio Gastronomia

Com o tema “Conheça o Amapá pelo Prato!”, a chef amapaense Flora Dias, embaixadora da gastronomia regional e eleita melhor chef do Brasil pelo Prêmio Nacional Dólmã de Gastronomia 2022, conquistou os cariocas ao apresentar uma criação exclusiva no Festival Rio Gastronomia 2025. 

O prato Encontro das Águas, uma feijoada de feijão branco com linguiças artesanais inéditas de camarão, tambaqui, pirarucu defumado e de suíno com tucupi e jambu, foi aplaudido com entusiasmo pelo público presente no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Tradição e inovação no mesmo prato.
A chef contou que, ao ser convidada para o festival, refletiu sobre como levar o sabor do Amapá para agradar ao paladar carioca. A solução foi unir tradição com inovação. 

“É uma honra estar no Rio Gastronomia, é uma experiência muito gratificante. Venho cozinhando há 30 anos e chegar aqui representa fechar com chave de ouro”, disse Flora. 

Repercussão 
O público aprovou a novidade. A participante Roberta Naves destacou a originalidade da receita. 

“Essa feijoada de linguiça de peixe é um espetáculo. É muito saboroso. Vou ao Amapá com certeza conhecer o restaurante da Chef Flora.” 

Oficina gastronômica 
A criação foi apresentada na Oficina Encontro das Águas, realizada neste sábado (23), no auditório do festival, das 14h às 15h, atraindo dezenas de participantes interessados na fusão de sabores amazônicos. 

Programação amapaense 
Além de Flora Dias, outros chefs amapaenses participam do evento, como Floraci Dias (Flora Restaurante), com pratos como Filé ao Curiaú e Tacacá Amapaense, e os chefs Gil Marra e Maria Alves (Di Maria Grill Churrascaria), que apresentam receitas como Paella Amapaense e Filhote à Joãozinho Gomes. 

Coordenação e parceiros 
A ação é coordenada pela assessora do Sebrae Amapá, Elisângela Ramos, e conta com a parceria do Sebrae no Amapá, Governo do Estado e Fecomércio – Sesc e Senac. O objetivo é fortalecer o setor gastronômico local e posicionar o estado como destino de turismo gastronômico. 

Postado no site De Bubuia.

Comentários