Comitiva de Santana participa da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

O primeiro dia da V Conferência Estadual de Igualdade Racial, realizada nesta segunda-feira, 21, no distrito de Mazagão Velho, foi marcado por emoção, compromisso político e o reencontro com as raízes da nossa identidade enquanto povo. 

A abertura oficial aconteceu nas históricas terras de São Tiago, com a presença de importantes autoridades como o senador Randolfe Rodrigues, o governador do Amapá Clécio Luís, a presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, e representantes do Ministério da Igualdade Racial, que trouxeram a perspectiva nacional sobre o avanço das políticas de reparação e justiça racial. 

A Prefeitura de Santana, por meio da SANPIR (Secretaria Municipal extraordinária de promoção da Igualdade Racial), marcou presença com sua equipe técnica e delegados e reafirmou o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. De acordo com o coordenador da SANPIR, Kaio Carvalho, “a nossa participação ativa neste espaço não é apenas institucional, mas uma demonstração concreta do quanto Santana tem avançado na pauta racial, com ações que dialogam diretamente com as necessidades da população negra, quilombola e ribeirinha do município”, declarou. 

Para Kaio, “este primeiro dia já sinaliza que a conferência será um marco não só no calendário institucional, mas na trajetória de lutas e conquistas do nosso povo”. 

Além de representantes do segmento racial, representantes da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Santana também acompanharam a comitiva da Sanpir. 

A V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial segue acontecendo até esta quarta-feira, 23, no distrito histórico de Mazagão Velho, pertencente ao município de Mazagão.

Comentários