Carreta carregada com trilhos de ferrovia histórica do AP viraliza nas redes sociais: “É muito triste”

Uma internauta registrou uma carreta carregada com trilhos de ferrovia histórica, possivelmente removidos da antiga Estrada de Ferro do Amapá (EFA). 

A imagem, que viralizou em alguns grupos virtuais de notícias, mostra os trilhos sendo transportados em um caminhão e desperta discussões sobre a preservação do patrimônio ferroviário. 

A cena, registrada neste domingo (27) foi feita em um trecho do Trevão que dar acesso ao Rio Matapí (pela Rodovia Santana-Mazagão), mostrando a carreta parada com os trilhos, levantando questões sobre o destino dessas peças históricas. 

A ativista Ester de Paula, que registrou em foto o momento, comentou nas redes sociais sobre os trilhos e lamentou a ação de retirada dos restos de um material importante para a história local. 

“Que triste: Mais uma carreta de trilhos da nossa gloriosa EFA indo embora. Alguém precisa parar essa empresa. Peço de coração que nossas autoridades responsável, vão lá hoje e comprove os trillhos do nosso Trem indo embora ainda hoje”, descreveu a internauta.

“Estamos numa luta, aguardando uma situação, e vendo o melhor caminho para salvar o nosso Trem, e hoje ver isso. É muito triste”, continuou. 

Muitos usuários expressaram preocupação com a possível perda de memória ferroviária, enquanto outros especularam sobre o uso dos trilhos para outros fins, como reciclagem ou venda. “Estão roubando tudo os trilhos e ninguém ve ninguém faz nada que tristeza”, disse um internauta, dentro da postagem. 

“Com que autorização estão levando todo o ferro da linha ferroviária?? Certamente estão se beneficiando com patrimônio público e histórico do nosso município. Lamentável isso... as autoridades precisam tomar alguma iniciativa, e os responsáveis por isso devem ser processados”, desabafou outro internauta. 

O registro reacendeu o debate sobre a importância da preservação do patrimônio ferroviário, com muitos defendendo a necessidade de proteger esses vestígios da história. 

Alguns sugeriram que as autoridades competentes investiguem o caso e avaliem a possibilidade imediata de tombamento. 

EFA 
Construída em meados da década de 1950 pela empresa Indústria e Comércio de Minérios Ltda (ICOMI), entrou oficialmente em operação em 1957, com o objetivo de transportar o minério de manganês extraído da região de Serra do Navio, até seu porto industrial que ficava em Santana, distante cerca de 200km. 

Com o esgotamento de exploração do minério em 1997, a EFA passou por a ser administrada até 2014 por outras mineradoras, até sua desativação devido a falta de manutenção e carência de parcerias para manter sua operação. 

Desde então, a extensa ferrovia vem sofrendo constantes depredações e retiradas de seus trilhos, não havendo qualquer responsável legal por sua utilidade física. 

O blog tentou localizar algun representante da empresa DEV Mineração (atual concessora da antiga área da ICOMI), para buscar maiores esclarecimentos sobre tal situação, mas ninguém foi localizado para comentar o assunto.

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