Cada vez mais perto de ser entregue à população – em especial, aos fazedores de cultura de Santana – o Cine Teatro Municipal Silvio Romero, já está praticamente pronto para abrir suas cortinas e receber centenas de aplausos de seus espectadores.
A contagem regressiva para sua inauguração oficial começou na manhã deste sábado (15) com a retirada frontal dos tapumes que isolavam a gigantesca obra, localizada na Rua Ubaldo Figueira.
Na ocasião, diversas autoridades civis e políticas compareceram ao local, onde também aproveitaram para visitar diversas dependências internas do espaço que engrandecerá a cultura santanense, e servirá para inúmeros eventos estaduais e até nacionais.
“Realizamos um sonho que passou por várias etapas, mas que agora pode ser usado por aquele que cuidam e defendem a todo momento nossa cultura local. O nosso Cine Teatro é uma das provas de que muitos vem sendo feito pelo nosso município”, disse o prefeito de Santana Bala Rocha.
Bala agradeceu ao governo do Estado pelo apoio que vem sendo concedido ao município, em especial na realização de eventos e obras públicas.
“Temos muito a agradecer ao governador Clécio que, através da secretaria Clícia Di Micelli (Cultura Estadual), tem nos ajudado durante nossos eventos festivos como o Santana Sabores e o Viva Santana, onde nosso trabalho tem recebido bastante reconhecimento e elogios da nossa população, e claro não esquecendo da luta do senador Davi Alcolumbre que não mediu esforços para empenhar recursos para essa obra do teatro”, complementou o prefeito, que já garantiu uma data para a inauguração oficial.
“Possivelmente iremos inaugurar nosso esperado Cine Teatro ainda no início do mês de julho, faremos apenas um planejamento para uma atração nacional participar deste momento”, prevê Bala.
Em sua fala, o governador Clécio Luís não poupou elogios quanto a atuação parlamentar do senador Davi Alcolumbre, como também parabenizou o prefeito Bala Rocha pela gestão que vem desenvolvendo em Santana.
“Para quem não nota, mas o prefeito Bala Rocha é o maior entregador de obras com empenhos federais do Estado, e esta obra é prova disso, pois agora Santana vai respirar um grande exemplo quando passar pela frente deste teatro e ver aonde chegamos e o que mais faremos”, enfatizou o governador.
Para o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult) Djarde Queiroz, o momento é histórico para o município e valoroso para quem desenvolve cultura.
“A nossa cultura sai na frente, mostrando o quanto que já vencemos com nosso trabalho. E a própria população vai vendo esses resultados quando passar aqui pela frente, olhando a magnitude desse nosso trabalho”, explicou Queiroz.
Em ato individual, tanto o prefeito Bala Rocha, como o governador Clécio Luís foram alguns daqueles as marteladas formais para a retirada dos mais de 200 metros de extensão de tapumes que fechavam a frente da construção do Cine Teatro de Santana.
Além da vice-prefeita Isabel Nogueira, secretários de governo municipal e até vereadores santanense deixaram sua marca na ação de derrubada dos tapumes, que agora irão servir para outras obras.
“Nossa cultura tanto esperava agora vai sendo visto com bons olhos e saberemos que vamos subir ao palco de um lugar totalmente dos nossos artistas e do nosso povo”, disse emocionada a ativista cultural santanense Sueli Matos.
Após a derrubada, espaços internos como salas administrativas, o imenso auditório e o palco foram visitados pela comitiva e o público que acompanhava o ato.
Segundo a prefeitura de Santana, a previsão de inauguração oficial do Cine Teatro Silvio Romero deva ocorrer no início do mês de julho.
Sobre o teatro
O Cine Teatro Municipal Silvio Romero foi construído em uma área de 2.193,62 m² e tem capacidade para acomodar mais de 410 pessoas.
Seu palco abrange uma extensão de 180,37 m² e possui diversos espaços, incluindo dois camarins (masculino e feminino), uma bilheteria, uma videoteca, uma sala de convenções e uma sala destinada a oficinas de teatro, música e arte, bem como uma sala de leitura.
Além disso, há salas de apoio administrativo, como coordenação, administração, secretaria, depósito e copa.
Tanto no pavimento térreo quanto no superior, foram instalados banheiros acessíveis para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), juntamente com um amplo salão de espera e uma sala com capacidade para 80 lugares, equipada com um pequeno palco para apresentações com público menor.
O local presta uma homenagem ao artista santanense Silvio Romero (ator e professor), que faleceu em um acidente de trânsito em Outubro de 2011.
*Matéria de Ailton Leite e Emanoel Jordânio
👏👏👏👏nada como uma obra tão rápido a ser concluída. Não faz nem meio século que foi iniciada e já está pronta 👏👏👏👏
ResponderExcluir