Primeiro terminal de contêineres do Amapá deve abrir nova rota de comércio para o Brasil

O município de Santana vai receber nos próximos dias o primeiro terminal privado de contêineres do Amapá, administrado pela TECONAP S/A, podendo viabilizar rotas marítimas internacionais através do Porto de Santana. O terminal vai ter capacidade para armazenar e escoar mercadorias no estado. 

O Amapá era o único estado do país com Porto em Zona Primária, que não operava no mercado de contêineres. Com a chegada da TECONAP S/A, o estado volta ao circuito de operação da atividade, que movimenta em torno de 10 milhões de contêineres por ano. 

Em setembro de 2021, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), conferiu à TECONAP S/A a concessão para construir e operar um novo terminal de contêiner alfandegado na poligonal organizada no Porto de Santana. 

A TECONAP S/A possui cadastro como operador portuário junto à Companhia Docas de Santana (CDSA), enquanto autoridade portuária competente, possui cadastro no Comex como agente desconsolidador de empresa de navegação estrangeira e está em vias finais no processo de alfandegamento junto à Receita Federal. 

Com previsão para início das operações no mês de maio de 2022, a TECONAP S/A vai operar com capacidade inicial para 3.000 contêineres por mês. Além da grande vantagem geográfica do Porto de Santana, o novo terminal de contêineres será competitivo no cenário nacional, porque os grandes portos do país operaram com capacidade elevada, o que tarda o período entre a chegada do navio e o efetivo descarregamento e desembaraço das mercadorias, problema já contornado com a construção do novo terminal de contêineres, com capacidade para liberação da mercadoria em poucas horas. 

A TECONAP S/A possui um pátio de 18.000 m2 com capacidade para armazenar 1.300 containers estáticos, além de um armazém para cargas fracionadas com 1.500m2. A estrutura conta também com escritórios administrativo, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Polícia Federal. 

Contando com o mais moderno sistema de monitoramento, controle de acesso e tecnologia da informação do estado, além de cães que farejam drogas, armamentos e explosivos treinados pela Unidade K9 Internacional. 

Mercados 
Com o terminal, novas oportunidades surgirão para o estado. O Amapá é um forte exportador de produtos não conteinerizados, recebendo aproximadamente 10.000 caminhões por mês com produtos destinados ao consumo interno e à exportação. 

Porém, esses caminhões voltam ao ponto de origem vazios, já que atualmente não há demanda para enviar produtos do norte do país, ao sul e sudeste do Brasil. Agora com o novo Terminal de Contêineres do Estado do Amapá, esses caminhões poderão ser utilizados para escoar os produtos que chegarão através do Porto de Santana, gerando novas oportunidades de negócio, emprego e renda para o estado do Amapá.

Matéria feita por Cléber Barbosa, do Diário do Amapá.

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