Santana confirmou 38 casos de sarampo no AP; prefeitura não considera que há um surto

De janeiro a junho, 38 casos de sarampo foram confirmados em Santana, a 17 quilômetros de Macapá. A Vigilância Epidemiológica notificou 121 casos suspeitos, e destes, 23 ainda aguardam o resultado dos exames. Apesar dos números, a prefeitura não considera que há um surto da doença. 

Após mais de duas décadas, o Amapá voltou a registrar casos de sarampo em 2019. No fim de junho, o Ministério da Saúde considerou, no entanto, que só foram confirmados 21 casos em todo o estado. 

O que preocupa a vigilância é que a maioria dos casos aconteceram em adultos, que deixaram de se vacinar na infância. A campanha foi prorrogada em todo o país, para a população de 20 a 49 anos, até 31 de agosto. 

Os casos de sarampo em Santana acontecem principalmente nos bairros Igarapé da Fortaleza, Nova Brasília e Hospitalidade. Um dos primeiros casos confirmados era da área central da cidade: uma pessoa que veio de fora do estado e passou a ser monitorada. Ela pode ter transmitido o vírus da doença para outras pessoas. 

O sarampo é uma doença grave. Quando não mata, pode deixar sequelas como cegueira, surdez, afeta o crescimento e a capacidade mental. 

Desde agosto de 2019, a coordenação de imunização de Santana aplicou mais de 10,6 mil doses da tríplice viral, que previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. 

Agora o município intensifica a vacinação e prevê uma grande imunização no dia 31 de julho. Postos serão montados na Escola Estadual Augusto Antunes, próximo do Hospital de Santana, e farão a imunização das 8h às 17h. A vacina pode também ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde do município.

Informações postadas no site Fatos

Comentários

  1. OBS: SANTANA FICA A 20 KM DE MACAPÁ...FICA A DICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso eu fico na dúvida, a comunidade do coração não dá parte de Macapá?? Se for n da nem 10 km

      Excluir
  2. cronnos....é referente a distância entre santana e a capital do estado (sede)

    ResponderExcluir

Postar um comentário