Das Nações: Avenida tomada por mato alto gera riscos em Santana

Pessoas passam ao lado de via fechada por matagal
A dificuldade para se locomover em um trecho da Avenida Das Nações é uma das maiores reclamações dos moradores do bairro Paraíso, área norte de Santana. 

Tomada pelo extenso mato, a via chama atenção e a situação prejudica a rotina até de quem precisa sair de casa. Moradores que residem nas proximidades com a Rua Osvaldo Cruz entraram em contato com o blog Santana do Amapá para relatar o descaso que estão vivendo. 

De acordo com os próprios moradores, há quase uma década que o poder público não comparece até o local para realizar qualquer tipo de manutenção na via, a qual está tomada pela vegetação e lamaçal. 

Ainda segundo eles, o que estão vivendo é um descaso, pois é muita dificuldade para se viver e transitar pelo local, e pedem que as autoridades competentes resolvam o caso o mais rápido possível. 

“Era para ser uma avenida bem larga, mas o matagal fechou. Tem casas que até somem no meio desse mato”, disse Maria Antônia, moradora no trecho. 

No fim da avenida, a situação é ainda mais crítica. Segundo Antônia, o perigo tomou conta da região. 

Serviço sendo feito em trecho da avenida
Além do mato, a moradora reclama da falta de iluminação, o que colabora para o aumento da criminalidade. 

“Essa avenida está esquecida. Basta virem a noite para verem o que estou falando. Não passa carro, nem moto. No meio do mato tem um buraco, que não dá nem pra ver. Aqui, tem assalto por causa do matagal e da escuridão, que ajuda os bandidos se esconderem”, disse. 

Já em outros trechos da via, é possível ver mato alto nas esquinas e em terrenos abandonados. 

Socorro questionou a situação do matagal no local
Para a dona de casa, Valquíria Matos, de 52 anos, a falta de atenção do poder público resulta no sofrimento dos moradores. 

“Aqui a situação está péssima. Não dá nem pra sair de casa. A criminalidade e o mato na rua não deixam. Nem agora, nesse período eleitoral, a situação é resolvida. Ninguém do poder público faz alguma coisa, só os moradores mesmo”, ressaltou Maria das Graças. 

Serviço no local 
Durante nossa reportagem, encontramos a vereadora Socorro Nogueira (PT) verificando um serviço de terraplanagem que vem sendo realizado no trecho. 
 
Segundo a vereadora, os serviços não estariam ocorrendo de acordo com que a parlamentar havia solicitado através de requerimento enviado ao Poder Público. 

“Deixamos bem dito que os serviços deveriam favorecer os sentidos, tanto para o bairro Fonte Nova como para o bairro Central, mas vemos que somente um sentido está recebendo esse tratamento. Isso está errado”, questionou a parlamentar. 

Conversando com moradores do local, a vereadora (e nossa reportagem) também tomou conhecimento de que as recentes chuvas que aconteceram na cidade deixaram rastros visíveis de que nem uma rede para escoar as águas pluviais existem no cruzamento da via.

“A água fica toda espalhada pela rua por que fizeram uma ‘caixa de gordura’ que não tem qualquer utilidade e só está trazendo dor-de-cabeça para nós”, apontou uma moradora o local onde foi construída a referida ‘caixa de gordura’. 

O blog tentou contato com a Secretaria Municipal de Obras Públicas de Santana, que nos enviou uma nota abaixo: 

“Sobre os serviços na Avenida das Nações com a Rua Osvaldo Cruz no bairro Paraíso, a Secretaria de Obras Públicas de Santana esclarece que iniciou um serviço paliativo e que ainda não está concluso, segundo o Secretario Juscelino Alves a via estava intrafegável e por este motivo houve a necessidade de fazer este trabalho até que a empresa que executará os serviços inicia a obra. Está via está incluída na execução da emenda de bancada”, disse a nota enviada ao blog.

Comentários