A incrível marca de 1.000 processos em oito meses

No último dia 16 de dezembro, o Núcleo Regional da Defensoria Pública do Amapá (Defenap) em Santana alcançou uma marca histórica em seus mais de 13 anos de existência na segunda maior cidade do Estado. 

Foram ingressados mais de 1 mil processos. Segundo o defensor Roberto Coutinho, foram uma média de sessenta (6) atendimentos diários, sendo que 20 chegavam propondo abertura de ações (salvo situações de emergência), além de 10 audiências de conciliação e cerca de 30 realizações de consulta, esclarecimentos e promoções processuais. 

“Esse elevado número, que consiste em sua maior parte em demandas na área da família, só foi possível em virtude da sincronia, da alta qualidade técnica e do compromisso inabalável de nossa equipe de assessores em atender a comunidade santanense na melhor forma possível”, explicou o defensor. 

Mesmo a Defensoria de Santana já esteja atuando há anos, o órgão local passou por uma grande mudança em março desse ano, após receber os novos Defensores Públicos concursados, igualando-a com as demais defensorias do restante do país. 

“Sempre tivemos como objetivo o atendimento daqueles que nos procuram com atenção, cuidado e carinho necessários, de modo que pudemos, realmente, ainda que de forma ainda tão artesanal, ajudar aqueles que nos procuravam, a resolver seus dramas e conflitos pessoais e familiares, focando sempre na solução amigável e pacífica, relatou Coutinho. 

E em poucos meses, o novo quadro da Defensoria Pública de Santana já realizou intensas ações, que incluem audiências públicas, participações em programas de rádio, vistorias em escolas e hospitais, além de participarem ativamente de conselhos e associações de bairros da cidade. 

“Fizemos parcerias com diversões entes públicos e privados, sempre focando na obtenção de meios para atender nossa comunidade da melhor forma possível”. 

Seu Perfil 
Mesmo sendo paulistano, Roberto Coutinho já se considera amapaense, por se sentir agraciado pelo Estado que lhe acolheu muito bem. 

Iniciou sua atuação jurídica no Núcleo Regional da Defensoria Pública de de Santana, no dia 15 de abril de 2019, já atuando, desde o começo, na área cível, onde ali responde como o ‘líder de gestão de sua equipe’. 

Ainda ressalta que sua atuação é totalmente focada na comunidade, preferindo sempre que possível, tentar uma solução conciliadora entre as partes, assim como também é responsável pela representação de nosso núcleo em ações sociais, reuniões de associações de bairro, mutirões de atendimento, audiências públicas, participação em conselhos municipais, entre outros.

Comentários

  1. Meu amigo doutor Roberto Coutinho, sou grato pelo belo trabalho que sua equipe vêm desenvolvendo em Santana, em especial com a comunidades mais carentes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário