‘Vida Feliz’: Juíza de Santana visita projeto social apoiado com recursos de penas pecuniárias

O projeto Vida Feliz, promovido há 15 anos pelo 4º Batalhão de Polícia Militar, em Santana, recebeu a visita da juíza Priscylla Peixoto Mendes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Santana, e da servidora Wannubya Pennafort, na tarde de quinta-feira (22). 

A instituição é cadastrada pela unidade judicial como parceira. Este ano, recebeu recursos oriundos de penas pecuniárias para a compra de equipamentos como notebooks, HD´s, aparelhos de aferição de pressão arterial e glicose, flutuadores para aulas de natação, cadeiras e outros. 

Segundo a juíza Priscylla Peixoto Mendes, “a 1ª Vara Criminal de Santana é responsável também pelo gerenciamento dos recursos oriundos de prestações pecuniárias, penas alternativas impostas a quem sofre alguma condenação por cometimento de crimes de menor potencial ofensivo”. 

A magistrada explicou ainda que “esses recursos são destinados a projetos sociais que realizem atividades voltadas para a saúde, segurança e educação, conforme a Resolução Nº 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça”. 

Ao longo de 2018, órgãos públicos e entidades privadas sem fins lucrativos apresentaram documentos exigidos pelo edital lançando pela 1ª Vara Criminal.

Atendendo às exigências, se tornaram entidades parceiras para receber os recursos. O 4º Batalhão da Polícia Militar de Santana foi um dos selecionados. 

Atualmente, o projeto Vida Feliz atende 179 pessoas acima de 60 anos. De segunda a sexta-feira são realizadas diversas atividades como alfabetização, natação, hidroginástica, educação física, passeios, palestras e bailes. 

A magistrada ressaltou o bom trabalho desenvolvido pela equipe do 4ª Batalhão. 

“Estamos saindo muito realizados, sabendo que, com a destinação destes recursos, a Justiça pode contribuir para a melhoria e transformação de muitas vidas”, complementou.

Comandante do 4º Batalhão, o tenente-coronel André Carvalho destacou a importância da parceria com o Poder Judiciário. 

“Temos aqui um projeto pioneiro no Amapá na valorização das pessoas da melhor idade. É motivo de muita alegria poder contar com a parceria da Justiça”, afirmou. 

Com 79 anos, Rosalino dos Santos integra o grupo do projeto Vida Feliz desde a fundação, há 15 anos. Para ele o projeto é fundamental na vida dos participantes, promovendo interação e resgate da autoestima. 

“Aqui nos sentimos à vontade, estamos sempre felizes e acabou se tornando uma grande família”, salientou.

Comentários