‘Círculos Restaurativos’: O desafio de manter a paz nos lares de Santana

Valdelir Pereira tem 36 anos, é casado há mais de 15 anos. Há três meses, em uma tarde de fim de semana, ingeriu bebida alcoólica e agrediu violentamente sua companheira. 

Após ter sido indiciado, o homem passou a fazer parte do programa “Transformando Trajetórias”, um projeto desenvolvido pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Santana. 

Valdelir decidiu compartilhar sua história com o jornalista Luke Araújo para conscientizar os homens de que a violência contra a mulher não deve ocorrer de nenhuma maneira. 

“Cheguei ao projeto meio assustado, antes nunca me convidaram a participar de uma reunião dessas. Aqui dentro tenho parceiros e amigos que me dão conselhos e forças pra cada dia melhorar minhas atitudes e convivência com minha esposa”, diz. 

Dentro do projeto, Valdelir e mais oito homens recebem acompanhamento psicossocial semanalmente, por meio de círculos restaurativos. 

“Transformando Trajetórias” é uma iniciativa que se soma à campanha Justiça pela Paz em Casa, direcionada especificamente para homens que cumprem medidas protetivas. 

Mesmo sob ação judicial, o número dos que comparecem nas reuniões ainda está distante da meta esperada pelos facilitadores. 

“Atualmente recebemos de seis a oito homens, os demais, mesmo respondendo judicialmente, tem faltado”, explica a assistente social Janice Divino. 

A realização destra ação em Santana integrou a programação da 14ª semana Justiça pela Paz em Casa, que ocorreu de 19 a 23 de Agosto.

Comentários