Morre o pioneiro Téo Chagas

Téo assessorava a irmã no Cartório Oliveira
Morreu na tarde desta terça-feira (30) na capital paraense, Teodorico Monteiro Chagas, de 76 anos. Téo – como era mais conhecido popularmente – trabalhou por anos na ICOMI entre as décadas de 1970 e 1980. 

Envolvido na área de administração empresarial, participou e assessorou inúmeros projetos relacionados à área da advocacia e até do turismo. 

Nas últimas duas décadas, esteve desempenhando importante papel ao lado da irmã a tabeliã Jesuína Chagas, responsável pelo maior cartório civil de Santana, onde auxiliava na emissão e organização de documentos relacionados às suas legalizações perante à comarca santanense. 

Pioneiro que residia na cidade portuária há mais de meio século, amigos contam que Téo “era um homem parcialmente reservado, mas sempre prestativo quando se tratava de ajudar o próximo”. 

O professor e historiador Nilson Montoril, que era primo de Téo, lamentou pelas redes sociais a morte do pioneiro. 

“PENOSO SABER, QUE O PRIMO TEODORICO CHAGAS ESTÁ MORTO. (..) O Téo, como o primo era tratado por familiares e amigos, foi um bom esportista e exímio dançarino. Atualmente trabalhava no Cartório Oliveira, assessorando sua Irmã Jesuina Chagas, a Jesuca. Também trabalhou na ICOMI. Eu, ele e suas irmãs Jesuina, Carmem e Regina estávamos desenvolvendo buscas ao passado de nossos familiares. Tarefa difícil, haja vista, que os laços de união dos Torquato, Montoril, Monteiro, Jucá, Chagas e Araújo são extensos. A nossa existência tem três faces, como um triangulo, que se fecha com a morte”, descreveu Montorial. 

A família informou que o velório do pioneiro aconteceu em Belém (PA) e não repassaram detalhes ao blog se o corpo seria ou não trasladado para o Amapá.

Comentários