Mais Médicos: Profissionais da saúde devem se apresentar para atender Santana e Mazagão

Oito selecionados para o Mais Médicos, do Governo Federal, no terceiro processo seletivo pós-saída de Cuba do programa, devem se apresentar entre esta segunda-feira (24) e sexta-feira (28) no Amapá, para iniciarem os atendimentos nos municípios de Santana e Mazagão. 

Eles fazem parte dos cerca de 2 mil médicos selecionados para atuarem em municípios com vulnerabilidade social e extrema pobreza. Na região Norte, são 205 profissionais aguardados. 

A lista das cidades em que cada aprovado trabalhará - que pode ser consultada no site do Ministério da Saúde - foi divulgada no dia 19 de junho, através de publicação no Diário Oficial da União. 

Os selecionados tinham até o dia 21 para confirmarem a participação no programa. Ainda para garantir a oportunidade, os aprovados precisam comparecer pessoalmente ao município onde foram selecionados. 

Será necessário apresentar duas vias de um termo de adesão e documentos pessoais, listados no site do programa, com cópias autenticadas. 

Os aprovados começarão a trabalhar logo em seguida. O cumprimento desses prazos é essencial para não perder a vaga. 

Desistências do Mais Médicos 
O edital atualmente em andamento foi publicado em 13 de maio. Trata-se da terceira tentativa feita pelo governo federal para preencher as vagas deixadas pelos médicos cubanos quando o país deixou o programa, em novembro de 2018. 

Após a saída de Cuba do programa, ainda em novembro, um primeiro chamamento público foi aberto para preencher os 8.517 postos de trabalho que ficaram vagos. No total, 7.120 vagas foram preenchidas em seguida por médicos formados no Brasil. 

Em um novo edital, publicado em dezembro, as 1.397 vagas remanescentes foram oferecidas a médicos brasileiros formados no exterior. 

Apesar desse esforço, cerca de 19% dos médicos brasileiros selecionados até o mês de maio desistiram do programa, segundo o governo. Dados obtidos pelo junto ao Ministério da Saúde mostram que 1.325 profissionais com registro profissional brasileiro se desligaram do programa até o final de maio. 

O número de desistências cresceu 25% em relação ao balanço anterior, que indicava 1.052 médicos desistentes nos três primeiros meses do ano. 

Quem pode participar 
Nesta primeira fase, puderam participar: médicos formados em instituições de ensino brasileiras ou que possuem diploma revalidado no Brasil. 

Caso haja vagas remanescentes, no período do dia 2 a 4 de julho, as inscrições serão abertas para profissionais brasileiros formados em instituições estrangeiras, com habilitação para o exercício da medicina no exterior. 

Regiões atendidas 
As vagas foram abertas em municípios que se encaixem em alguma das seguintes categorias: 

• áreas com os maiores percentuais de população em extrema pobreza; 

• cidades que estejam entre as 100 com mais de 80 mil habitantes, que tenham baixos níveis de receita pública e alta vulnerabilidade social; 

• municípios que estejam nas regiões de Vale do Ribeira, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri ou Região do Semiárido, que tenham IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) baixo ou muito baixo; 

• locais de atuação de Distrito Sanitário Especial Indígena. 

Bolsa-formação 
Os médicos selecionados poderão receber uma bolsa-formação, no valor de R$ 11.865,60, paga mensalmente por até 3 anos. Esse valor possibilita que eles se matriculem em cursos de especialização ofertados pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UnaSUS). 

É obrigatório que cumpram, semanalmente, oito horas em atividades acadêmicas teóricas e 32 horas em atividades nas unidades básicas de saúde. 

Informações postadas no G-1 Amapá

Comentários