‘Educativa Contra as Drogas’: Blitz mobiliza instituições públicas e privadas em Santana

A Vara de Infância e Juventude da Comarca de Santana, que tem como titular a juíza Larissa Noronha, realizou uma Blitz Educativa de prevenção e combate ao consumo e tráfico de drogas envolvendo crianças e adolescentes, na manhã da última sexta-feira (28). 

A ação ocorreu em frente ao Fórum de Santana, na principal avenida de acesso ao município, e abordou mais de 400 carros. De acordo com a juíza Larissa Noronha a ação foi motivada pela crescente onda de consumo e tráfico na Comarca. 

“Assim como na maioria dos municípios brasileiros, o consumo de drogas entre adultos e adolescentes vem dificultando o crescimento e o desenvolvimento também das crianças que integram famílias expostas ao consumo, à violência direta e outros perigos decorrentes da prática”, relatou a magistrada. 

“Além da exposição a maus tratos e às próprias drogas, as crianças passam a ser alvo de negligência, o que suscita ainda a exploração pelo tráfico e a evasão escolar”, complementou a magistrada, cuja unidade judicial também tem a competência de julgar atos infracionais cometidos por jovens com menos de 18 anos. 

“Os adolescentes são facilmente cooptados quando expostos ao consumo da drogas porque vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social, sem vínculos e referências familiares mais sólidas, tornando-se um elemento importante na dinâmica do tráfico”, explicou a magistrada. 

A juíza lembrou que todo cidadão santanense que se deparar com crianças e adolescentes consumindo ou traficando drogas pode acionar a Justiça, inclusive anonimamente, pelos telefones 0800 285 1581 e 98414.0423 (whatsapp). 

“No caso de pais que sintam que perderam o controle sobre o filho ou filha, e precisam de ajuda para lidar com a situação, podem se dirigir pessoalmente à Vara da Infância de Santana, ou junto aos Agentes de Proteção da Criança e Adolescente (antigo Comissariado de Infância), ou ainda à Promotoria de Infância e Juventude do MP-AP. Nesse ambientes terão toda a nossa ajuda para avaliar e apontar a melhor solução para a situação”, concluiu a juíza Larissa Noronha. 

Para o subtenente Ângelo Silva, porta-voz da Polícia Militar (PM) de Santana, presente na blitz, a parceria interinstitucional é fundamental e até inevitável “na busca de uma solução efetiva”. 

Segundo ele, o Policiamento Escolar do 4º Batalhão e a Escola Militar têm como missão principal “prevenir o cometimento de atos criminosos ou infracionais, especialmente com o envolvimento no consumo e tráfico de drogas”. 

“Crianças e adolescentes que têm mais tempo ocioso ou carecem de atenção dos pais tornam-se vulneráveis à influência dos aliciadores do tráfico, preenchendo esse tempo com atividades que prejudicam seu desenvolvimento, inclusive intelectual”, complementou o subtenente. 

Além desta ação, o subtenente registrou que a PM tem uma série de programas preventivos com palestras, gincanas e outras ações envolvendo não apenas crianças e adolescentes, mas também seus pais, por meio de parcerias com instituições tanto privadas quanto públicas. 

Diretores de escolas, lideranças comunitárias e outras instituições que tenham interesse de conhecer, participar ou receber alguma de nossas ações, podem nos procurar em nossa sede, localizada na esquina da Avenida Santana com a Rodovia Duca Serra. 

O professor Robson Barbosa de Paes, presente à ação com toda uma comitiva de professores da Escola Municipal Piauí, acredita que instituições e profissionais, especialmente das áreas de segurança, justiça e educação, precisam se unir para combater o consumo e tráfico de drogas por crianças e adolescentes. 

“Uma rede unida se fortalece e precisamos desse tipo de ação para sensibilizar toda a sociedade sobre o tema, problema que vem crescendo e se alastrando em todo o município”, defendeu. 

“A maioria de nós, professores não está na educação apenas para passar o conhecimento, mas para humanizar nossos alunos e formar cidadãos conscientes e saudáveis”, registrou, acrescentando que “participar da ação é declarar a intenção de fazer de Santana um município e uma comunidade melhor”. 

A ampla parceria institucional conta com: Central de Conciliação de Santana, Gabinete Militar do TJAP, Delegacia Especializada da Infância e Juventude, Policiamento Escolar do 4º Batalhão, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Delegacia Especializada em Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Superintendência de Trânsito e Transportes de Santana (STTRANS), CREAS, Centro de Atendimento às Famílias (CAF), equipe técnica do Hospital Estadual de Santana, além de escolas estaduais e municipais.

Comentários