Curta-metragem produzido em Santana chama atenção para violência contra a mulher

Nesta sexta-feira (31/05), acontece o pré-lançamento do curta-metragem ‘Nice’, produzido e dirigido por Silvio Guedes. As filmagens aconteceram na segunda maior cidade amapaense e envolveram mais de 100 profissionais – entre atores e equipe técnica – em um projeto inédito. 

O blog conversou esta semana com Carlos Guedes, um dos coordenadores do projeto cinematográfico, que explicou detalhes sobre a produção. 

Segundo Carlos, a ideia de fazer o curta-metragem surgiu em virtude da necessidade de criar mensagens de combate à violência contra a mulher. 

“A mídia tem divulgado casos bem recentes que tiveram grande repercussão, até em âmbito nacional, e isso precisa ser mudado. O curta tem esse objetivo de passar uma mensagem para essa mulheres, que não continuem se submetendo a essas situações”, explicou o coordenador. 

Guedes aponta que a violência doméstica começa no namoro e se a mulher não cortar o relacionamento no início vai ser mais difícil quando casar. 

“Pensando assim que decidimos pegar no centro do problema para encorajar as mulheres a não se submeterem a agressões, muito menos ainda quando namorados”, complementa.

Em relação à produção do curta, conta que o projeto foi ousado para a área em questão no Estado, onde a maior dificuldade é encontrar parcerias que possam viabilizar a sua realização. 

“Todo o custeio saiu dos nossos bolsos, da locação dos espaços até chegar na edição do projeto. Ainda conseguimos algumas parcerias institucionais que puderam nos dar aquilo que tivesse à altura, mas infelizmente por parte do poder público, o apoio foi zero”, disse Guedes. 

Sinopse 
A história se envolve dentro do relacionamento de um casal que, ainda no período de namoro e melhor se conhecerem, o companheiro já vai dar seus primeiros sinais de pessoa agressiva. 

Com o passar do tempo e a oficialização do relacionamento – a vida pós-casório – as agressividades continuam se mantendo dentro de casa, se elevando para conflitos psicológicos e emocionais. 

Se vendo com os nervos aos extremos, a vítima tenta viver um casamento ‘de aparências’, até chegar à conclusão de procurar por ajuda pública. 

O curta foi produzido pela Ilha Filme Produções, levando cerca de 20 dias e usado quatro locais diferenciados como sets de filmagens. 

“Pela sua importância e por toda a sua luta pelas políticas públicas de igualdade e respeito a mulher, é que temos a certeza q a vossa presença é fundamental para o sucesso desse projeto”, relatou a produção do curta-metragem.

O pré-lançamento do curta-metragem será hoje (31), às 19h, no auditório do Campus do Instituto Federal do Amapá (IFAP) em Santana.

Comentários